Em meio as celebrações de seus 100 anos no Brasil, a Chevrolet anunciou um novo projeto, agora focado em carros antigos da fabricante, como o Opala, o Chevette e o Monza. O “Vantage” é um programa que visa atender a fãs da marca da gravata e colecionadores que buscam projetos exclusivos com o certificado do departamento de engenharia da GM.
Neste primeiro momento, estão em preparação modelos produzidos pela Chevrolet no mercado brasileiro entre as décadas de 1960 e 1990. Para isso, a marca levou em conta a relevância dos modelos no mercado brasileiro quando estes veículos estiveram em linha. Além dos modelos já citados, há ainda picapes como a 3100 Brasil, um dos primeiros utilitários projetados para o Brasil.
“O Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e o restomod. Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios; no restomod, o objetivo é outro – por isso agrega-se ao automóvel de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, explica Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul.
Fischler também destaca a proposta do novo projeto da Chevrolet, que busca fomentar a paixão por carros antigos, algo que tem crescido nos últimos anos, sobretudo entre o público acima dos 30 anos. Isso fez com que modelos clássicos da marca na década de 1990, como o Kadett, o Omega e as primeiras versões da picape S10 tivessem o valor de mercado incrementado.
A Chevrolet informa ainda que, além de um projeto de restauração do Monza Classic EF de 1990, primeiro carro nacional da fabricante com injeção eletrônica, haverá entre os restomods uma picape C10 de 1976 que receberá a mecânica do atual Camaro V8.