O mercado brasileiro segue sendo atraente para montadoras chinesas. Nessa quarta-feira (18), a GAC Motors anunciou oficialmente sua chegada ao País, mesmo sem revelar quando sua operação será efetivamente iniciada, tampouco quais modelos que serão comercializados no Brasil, e a partir de que data isso ocorrerá.
“Chegamos, Brasil! É com grande entusiasmo que anunciamos a chegada da GAC Motor Brasil ao mercado nacional”, diz a empresa, através do LinkedIn. “Acreditamos no potencial do Brasil e estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo no país. Nosso objetivo é construir uma relação de confiança com os consumidores brasileiros, oferecendo produtos e serviços que superem suas expectativas”, completa a postagem.
A marca havia anunciado, em julho, um investimento de US$ 1 bilhão no Brasil, na presença do vice-presidente Geraldo Alckimin. A marca tem em seu portfólio 17 modelos, entre elétricos, híbridos completos e híbridos plug-in. Recentemente, o site “Autos Segredos” avistou em uma plataforma em São Paulo dois modelos da marca: o Aion Y Plus, um SUV, e o Aion Hyper HT, um coupé.
O Aion Y Plus é um SUV equipado com motor elétrico de 136 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. As baterias são de 63,2 kWh, que garantem uma autonomia de 490 quilômetros, segundo o ciclo chinês. Com tamanho de 4,54 metros de comprimento e entre-eixos de 2,75 metros, o modelo é maior que o Jeep Compass, por exemplo.
Já o Aion Hyper HT possui duas motorizações, ambas elétricas. A primeira conta com motor de 70 kWh e 245 cv de potência, e a segunda com propulsor elétrico de 99,5 kWh e 340 cv. Contando com portas traseiras que se abrem para cima, no estilo gaivota, o modelo pode ser considerado um concorrente do Tesla Model X.
A GAC Motors é mais uma empresa chinesa a desembarcar no País, mas não é a primeira. Atualmente, os casos da BYD e da GWM são os mais conhecidos.