O mercado de SUVs compactos tem uma lista bem farta de opções atualmente para o consumidor brasileiro e sem dúvidas podemos dizer que o Peugeot 2008 está entre os melhores custos-benefícios das opções 1.0 turbo. Pudemos testar a versão topo de linha o 2008 GT, oferecido por R$ 154.990.
Esse carro tem grandes adversários, como Hyundai Creta, VW T-Cross, Chevrolet Tracker, entre outros. Mas o que mais chama atenção no 2008 foi como a Stellantis conseguiu trazer uma nova geração que tivesse um design bem mais atraente em relação ao 2008 anterior.
Os novos faróis são full-LED na configuração GT e o modelo também recebe nova grade com filetes na vertical na cor da carroceria e ao centro dela o novo emblema da Peugeot. Já os para-choques mesclam preto fosco com detalhes em black piano. A traseira é bem semelhante ao que já víamos no Peugeot e-2008 elétrico.
O pacote de segurança deste carro recebe o sistema de manutenção do veículo em faixa, reconhecimento de placas e a frenagem de emergência, mas não recebe o piloto automático adaptativo que mantém a distância em relação ao carro da frente.
Ainda assim, ele traz uma boa lista de equipamentos de série, como painel de instrumentos digital de 10 polegadas, nova multimídia de 10.3 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fios, além de rodas aro 17 polegadas diamantadas. O teto solar panorâmico é exclusivo desta versão topo de linha, assim como as borboletas atrás do volante.
E são raros os SUVs te trazem um prazer ao dirigir, por isso o 2008 chega para surpreender bastante. Isso graças ao volante esportivo compacto, que ainda vem com identificação GT nessa configuração.
A nova geração do Peugeot 2008 mede 4.309mm de comprimento, 1.776mm de largura, 2.612 mm de distância entre-eixos e tem 419 litros de capacidade no porta-malas. Apenas a altura é menor em relação à geração passada. O SUV cresceu em todas as outras medidas.
As médias de consumo oficiais são de 12,3 km/l na cidade com gasolina na cidade e 13,7 km/l com o mesmo combustível na estrada. Com etanol, os números são 8,6 km/l e 9,8 km/l, respectivamente.
Se você tiver a oportunidade fazer um teste-drive no novo 2008, a chance é muito boa de aprovar a experiência. Dê uma volta nele e em outros SUVs desta faixa de preço e faça a comparação antes de tomar a sua decisão sobre a compra.