Categoria: F1
|
20 de julho de 2003 14:04

Cristiano da Matta: Liderança e dois pontos

Cristiano da Matta terminou um Grande Prêmio da Inglaterra cheio de emoções na 7ª posição, adicionando mais dois pontos aos três conquistados na Espanha. O piloto chegou a liderar a corrida por 18 voltas, depois de uma sequência bizarra de eventos que fizeram o Safety Car entrar duas vezes na pista. Da Matta segurou a McLaren de Kimi Raikkonen até que teve que parar para sua segunda parada nos boxes, voltando ainda em sexto lugar.

“Estou acostumado a liderar corridas, mas dessa vez foi a primeira na F1 e foi um sentimento especial”, desabafa Cristiano. “Eu sabia que não duraria muito, por isso tratei de curtir e forçar o ritmo para aumentar ao máximo minha vantagem.”

O piloto falou sobre seu resultado. “Gostei de como as coisas aconteceram para nós durante a corrida. Sétimo lugar é uma recompensa boa para o nosso desempenho este fim de semana. Tivemos uma boa estratégia e bons pit-stops, usando a primeira vez que o safety car entrou para abastecer, o que me colocou na liderança naquele momento, e o Olivier [Panis] em segundo.”

Cristiano também já pensa na temporada do ano que vem. “Temos evoluído gradualmente durante as últimas corridas, e estamos nos colocando numa posição bastante forte para o resto da temporada e, o mais importante, para 2004.”

“É fantástico terminar em sétimo e somar mais dois pontos”, destaca o sueco Ove Andersson, chefe da equipe Toyota. “Foi incrível ver a Toyota em primeiro e segundo por um momento na corrida. O Cristiano mais uma vez se mostrou magnífico e nossos pit-stops foram de primeira classe, o que contribuiu muito para estes dois pontos.”

Olivier Panis, companheiro de Cristiano, chegou em 11º lugar, e também comentou a corrida. “Optamos por uma estratégia de três paradas e acho que conseguimos fazer o melhor que podíamos. Quando o safety car veio na primeira vez, o time reagiu bem para reabastacer os carros rapidamente, resultando na nossa dobradinha depois, o que foi fantástico para a equipe ver. Estamos melhorando corrida a corrida, e provamos que podemos ser competitivos tanto na classificação quanto na corrida”, disse o francês.

O regulamento da F1 impede as equipes de testarem agora. Novos testes só poderão ser feitos em setembro. Assim, Cristiano só voltará às pistas no Grande Prêmio da Alemanha, em Hockemheim, daqui a duas semanas. Nesse meio tempo, o piloto deve desembarcar no Brasil para passar um tempo com a família e amigos

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.