Um mês depois do fechamento do calendário de 2004 no GP do Brasil, Felipe Massa dará, nessa quarta-feira, a largada para a próxima temporada da Fórmula 1. Durante dois dias, ele participará dos testes que nove das 10 equipes estarão promovendo em Barcelona, na Espanha. Os ensaios serão importantes para a Sauber porque ela estará treinando pela primeira vez com os pneus Michelin e pela estréia de Jacques Villeneuve como companheiro do brasileiro.
A Michelin passa a fornecer para a Sauber no lugar da Bridgestone num momento em que a categoria modificará radicalmente a regulamentação em relação aos pneus. A partir de 2005, cada carro terá direito a apenas dois jogos por final de semana, um para os treinos oficiais da sexta e do sábado e o outro para a tomada classificatória e a corrida. Com isso, os compostos serão necessariamente mais duros, a fim de resistir aos 300 quilômetros em média de duração de uma corrida. Até agora, as equipes, dependendo do circuito, chegavam a usar na média de dois a três jogos por prova.
Massa passou o período de férias em São Paulo. Nesse período, disputou as 500 Milhas de Kart da Granja Viana, ao lado de Luciano Burti e Xandinho Negrão. Tem contrato até o final de 2005 com a Sauber, onde estreou na Fórmula 1 em 2002. Ele embarcou para animado para a Europa na segunda-feira. “Acho que fiz um bom campeonato. Marquei 12 pontos e, juntamente com a equipe, cresci bastante na fase final. Temos tudo para avançar no ano que vem”, afirmou.
Outras novidades dos testes em Barcelona são as estréias de Mark Webber na Williams, de Ralf Schumacher na Toyota, Giancarlo Fisichella na Renault e a primeira aparição da Red Bull, nova denominação da antiga Jaguar.