Ford vende sua última ligação com a categoria

Depois de comprar a Cosworth da Ford recentemente, Kevin Kalkhoven e Gerry Forsythe adquiriram também junto à montadora americana a Pi, terceira “perna” da Ford na F-1. A Pi é uma empresa especializada em eletrônica. “Era um passo lógico, depois de comprar a Cosworth”, disse Kalkhoven. “A eletrônica é muito importante no automobilismo e cresce cada vez mais na indústria automobilística. O grupo Pi terá um papel muito importante nos nossos planos daqui para a frente.”

Tony Purnell, atual diretor da Red Bull Racing, fundou a Pi Research em 1987 para fornecer instrumentos eletrônicos a equipes de corrida e montadoras que precisavam de grande precisão em medições de túnel de vento. Em 2000 a Ford comprou a Pi, já que atuava na Champ Car, na NASCAR, na F-1 e no Mundial de Rally. Em 2000, a Pi juntou-se à Cosworth e à Jaguar e foi criada a Divisão de Performance Ford Premier, voltada à F-1.

Com a venda da Jaguar para a Red Bull, e da Cosworth e da Pi para os dirigentes da Champ Car, a Ford sai de vez da categoria de ponta do automobilismo internacional.