Nelsinho Piquet (Autotrac/Oi/Taurus/SAB Trading/Unibanco) terá novamente nas mãos um carro da categoria mais importante do automobilismo mundial. O piloto, atual campeão da Fórmula 3 Inglesa, participa amanhã, oito de fevereiro, em Jerez de la Frontera, na Espanha, de um teste com a escuderia British American Racing (BAR), vice-campeã por equipes no mundial de 2004. Esta será a terceira experiência de Nelsinho na Fórmula 1. O filho do tricampeão Nelson Piquet participou de dois testes com a Williams, dos quais saiu bastante elogiado pela equipe.
Para Nelsinho, o teste com a BAR, equipe em franca ascensão no automobilismo mundial, é bastante importante em sua meta de se tornar um piloto de Fórmula 1. “A BAR é uma equipe que vem mostrado muita força nos últimos anos, superando, inclusive, equipes mais tradicionais”, afirma. “Tenho certeza que farei um ótimo teste, minhas experiências anteriores com um carro de F1 e o fato de já ter pilotado neste circuito ajudarão bastante”, acrescenta o piloto, que andará com o BAR Honda 006.
Em 11 anos de carreira, Nelsinho Piquet tem mostrado que é um piloto rápido e, principalmente, vencedor. Foram três campeonatos brasileiros de kart e os títulos dos campeonatos Sul-Americano e Inglês de Fórmula 3, os dois últimos na condição de mais jovem piloto da história a conquistar o título. Essas são características muito procuradas pelas equipes de Fórmula 1, entre eles a BAR, o que sustenta o interesse da equipe inglesa pelo piloto brasileiro. A performance do atleta, principalmente em sua dupla temporada na Inglaterra, atraiu também a atenção da imprensa especializada européia, que ajudou na divulgação do resultado do piloto em várias equipes de automobilismo.
O teste com Nelsinho também atende demandas específicas das áreas de marketing das empresas envolvidas com a BAR. A British American Tobacco (BAT), principal patrocinadora da BAR, pretende ter em seus quadros de patrocínio um atleta com forte peso no mercado latino-americano. A japonesa Honda, que fornece os motores da escuderia, conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula 1 com o tricampeão Nelson Piquet pilotando uma Williams em 1987, ano em que a escuderia inglesa venceu o mundial de piloto e de construtores.
Nos dois testes que já realizou na Fórmula 1, em dezembro de 2003, em Jerez de la Frontera, e fevereiro de 2004, em Barcelona, ambos na Espanha, Nelsinho teve uma ótima performance. O piloto recebeu, inclusive, elogios do engenheiro chefe da Williams, Sam Michael, que disse ter ficado “impressionado” com seu desempenho, principalmente pelo feedback que o piloto deu aos mecânicos da equipe.
Este ano, Nelsinho Piquet, que em 2004 se tornou o mais jovem campeão de toda a história da F3 Inglesa, disputará a GP2 Series, categoria recém criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com objetivo de preparar pilotos, revelar talentos e ser um grande laboratório para a Fórmula 1. O piloto competirá pela equipe Hitech-Piquet Sports e terá como companheiro o também brasileiro Xandinho Negrão. As provas serão disputadas na preliminar de todos os GPs de Fórmula 1 disputadas na Europa e também no Bahrein. A estréia da categoria será em Ímola, San Marino, no dia 24 de abril.