Dia 2 – Silverstone: Williams na frente

A equipe BMW Williams F1 prosseguirá nesta quinta-feira (28/4) os seus testes de desenvolvimento no circuito de Silverstone, na Inglaterra, quanto voltará a contar com os trabalhos do australiano Mark Webber e do brasileiro Antonio Pizzonia. “Este terceiro dia de testes está condicionado ao tempo. Caso chova, não deveremos ir para a pista”, explicou o amazonense, que andou no primeiro dia, e nesta quarta-feira trabalhou na fábrica, analisando dados e modelando um novo banco.

Na terça-feira a BMW Williams teve a sua programação prejudicada por causa das condições do tradicional circuito inglês. “A pista estava suja, tinha muito óleo deixado pelas motos que andaram no dia anterior”, contou Antonio. “Depois, começou a chover e andamos pouco, pois só tínhamos pneus intermediários. A programação de testes de pneus para o GP da Espanha teve a sua conclusão hoje, com o Webber”, indicou Pizzonia, que foi substituído nesta quarta-feira pelo finlandês Nico Rosberg, que estreou como o segundo piloto de testes do time britânico. Mark Weber foi o mais rápido do dia, com 1min20s121, seguido do filho de Keke Rosberg, campeão da categoria em 1982, cronometrado em 1min21s843.

Sobre o seu novo companheiro de equipe, Antonio Pizzonia não tem muito que falar. “Eu desejo a ele muita sorte e um bom trabalho. Ainda não vi ele andar, mas sei que teremos muito trabalho pela frente. A equipe viu a necessidade de fechar logo com um segundo piloto de testes, depois que o Nick (Heidefeld) machucou-se, e não tinha quem o substituísse no teste, já que o Mark (Webber) também estava de repouso. Esta medida ajudará a conservar os pilotos titulares depois das corridas, pois é cansativo sair de uma prova e ir direto para outra pista a fim de testar”, concorda Pizzonia.

A quinta-feira vai ser dedicada ao início do acerto mecânico e aerodinâmico para o GP da Inglaterra, e para os testes de vários componentes eletrônicos, inclusive de controle de largada. “Os dois pilotos não largaram bem em Ímola. Então, os engenheiros vão trabalhar neste sentido. Precisamos melhorar neste quesito”, apontou.

Os tempos extra-oficiais desta quarta-feira em Silverstone foram:

1) Mark Webber, Williams BMW, 1min20s121;

2) Nico Rosberg, Williams BMW, 1min21s843;

3) Nicky Pastorelli, Jordan Toyota, 1min23s621;

4) Tiago Monteiro, Jordan Toyota, 1min24s926.