Pizzonia testará três dias em Vallelunga

A equipe BMW Williams F1 iniciou nesta terça-feira (10/5) e prosseguirá até quinta-feira (12/4) a sua programação de testes no pequeno circuito de Vallelunga, na Itália, visando o GP de Mônaco, próxima etapa do Mundial de F-1, que será disputada dia 22 de maio. Neste primeiro dia o brasileiro Antonio Pizzonia e o inglês Andy Priaulx (Campeão Europeu de Turismo) dividiram a pista a bordo do BMW-Williams FW27, e ficaram focados em experiências diversificadas.

“Vamos passar a semana experimentando muita coisa, pois este circuito é bem travado, e tem três cotovelos que fazem lembrar algumas curvas de Mônaco”, comentou o amazonense. Antonio Pizzonia completou 142 voltas, equivalente a cerca de 500 km rodados, e neste primeiro dia se concentrou mais nos pneus e variações de geometria de suspensão, estabelecendo a marca de 57s644 em sua melhor passagem.

A partir de quarta-feira o australiano Mark Weber substitui Priaulx, e vai dividir informações com Pizzonia ao testarem novas suspensões, eletrônica, sistemas de refrigeração de motor e freios, e pneus. “A partir de amanhã (quarta-feira) deveremos dar umas 250 voltas cada um e, com certeza, vai ser tudo muito mais produtivo. A pista é curtinha e, por isso, dá para pararmos diversas vezes para trocarmos componentes e set ups com rapidez. E no final da programação, vamos trabalhar em alguma coisa de largada”, definiu o piloto de testes da equipe britânica.

Os melhores tempos em Vallelunga foram:

1) Antonio Pizzonia (BRA) BMW-Williams, 57s644 (142 voltas)

2) Andy Priaulx (ING) BMW-Williams, 58s624 (132)