Massa lamenta incidente e perda de pontos

A desastrada tentativa de ultrapassagem de Jacques Villeneuve sobre Felipe Massa na curva Ste Devote provocou irritação até dentro da Sauber. Buscando ganhar a oitava colocação do companheiro de equipe, o canadense perdeu o ponto de freada, atravessou o carro e Massa foi obrigado a parar para evitar o choque. Villeneuve ainda acertou a barreira de pneus. Resultado: os dois se atrasaram e, com os incidentes que se verificariam com outros pilotos um pouco mais tarde, deixaram de somar mais cinco pontos na avaliação de Peter Sauber. “O que aconteceu hoje é a coisa mais deprimente que uma equipe pode enfrentar”, criticou o dirigente, que apontou o dedo na direção do campeão mundial de 1997. “O incidente foi causado por Villeneuve.”

Massa terminou em 9º, depois de imprimir um ritmo forte e não cometer erros no difícil circuito urbano de Montecarlo. “Pena que o Villeneuve tenha se precipitado. Meus pneus traseiros já estavam detonados e ele não precisava ter forçado a situação. Bastaria escolher o local apropriado para me passar, como o Montoya já havia feito. A verdade é que desperdiçamos uma ótima oportunidade para sair daqui com um excelente resultado”, lamentou.

A boa participação de Massa no GP de Mônaco começou na largada. Partindo em 11º, ele deixou Villeneuve e Rubens Barrichello para trás assim que as luzes vermelhas se apagaram. Manteve o 9º lugar até que a rodada da Minardi de Christjian Albers originou um toque de Michael Schumacher e David Coulthard e o abandono do escocês. Massa encontrou uma brecha na confusão e aproveitou da entrada do safety car para fazer o primeiro reabastecimento. Voltou para a pista em 6º.

“Nossa estratégia foi muito boa. Depois que reabasteci, aos poucos fui andando cada vez mais rápido para não perder a posição para o Montoya quando precisasse parar novamente. E foi o que aconteceu. Infelizmente, nas últimas 15 voltas os pneus traseiros acabaram e ficaram quase no aro. Apostamos nos pneus mais macios e numa corrida agressiva, mas acabamos pagando o preço do desgaste no final. Várias outras equipes que optaram pelo mesmo composto enfrentaram esse problema”, lembrou.

Embora decepcionado com o desfecho da corrida, Massa acredita ter ratificado a boa impressão deixada no 5º lugar do ano passado em Mônaco. “Acho que fiz o meu trabalho muito bem. O episódio com o Villeneuve poderia ter sido evitado, mas, paciência. Vamos ver se os pontos que escaparam aqui a gente consegue segurar no domingo que vem em Nurburgring.”