Brasileiros superam companheiros em Nurburgring

Envolvidos em incidentes com os companheiros há uma semana no GP de Mônaco, Felipe Massa e Rubens Barrichello superaram Jacques Villeneuve e Michael Schumacher na tomada classificatória que definiu neste sábado o grid do GP da Europa, em Nurburgring. Massa terminou em 11º e bateu o campeão mundial de 1997 por quatro posições; Barrichello sairá em 7º, enquanto o heptacampeão Schumacher partirá em 10º.

O bom desempenho de Massa foi aplaudido pelo chefe da equipe, Peter Sauber. De volta aos boxes, Massa afirmou ao repórter Pedro Bassan, da TV Globo, que também havia gostado de sua atuação. “Não temos tido motivos para sorrir aqui, mas a volta foi boa. Largar na frente da Red Bull, que é nossa principal adversária, e ainda por cima da BAR é um ótimo resultado. Vou tentar largar bem, chegar ao final da corrida e, quem sabe, ainda conquistar mais uns dois pontinhos”, afirmou.

Lembrado do forte calor que faz na região do autódromo, Massa disse que o clima está parecido com o do Bahrein, onde chegou em 7º lugar. Mas ressalvou que a tendência é que as temperaturas baixem no domingo. “Pelo que estão falando, amanhã deve estar um pouco mais fresco”.

No meio da semana, Massa e Villeneuve foram chamados pela equipe na sede de Hinwil, na Suíça, mas apenas o canadense precisou explicar o episódio que provocou em Monte Carlo e que custou pelo menos cinco pontos à equipe.

Barrichello reconheceu que a Ferrari ainda vem encontrando dificuldades com os pneus novos e que poderia ter sido um pouco mais rápido. “Temos de olhar para a frente. Não temos a melhor performance com pneus 0K, mas amanhã devemos andar melhor.” Barrichello chegou a ocupar a segunda colocação e deu essas declarações quando as equipes que vêm dominando a categoria ainda não haviam entrado na pista. “Antes brigar pelo segundo ou terceiro do que pelo 7º ou 8º, como estava acontecendo.”