Dez pilotos disputaram no último domingo (dia 13) um evento especial com carros de Fórmula 1 de 2 lugares, no circuito sul-africano de Kyalami. Foram duas corridas de 10 voltas, com oito carros na pista. O brasileiro Tarso Marques, que havia sido o mais rápido nos treinos livres, disputou a segunda prova e largou em quarto (após sorteio realizado pelos organizadores). Com problemas no carro, ele terminou na quinta posição.
Na primeira corrida, a vitória foi do belga Bas Leinders. Na segunda, o britânico Johnny Herbert levou a melhor. Durante a prova, os pilotos levaram um convidado como carona e a renda arrecada no evento foi doada a instituições beneficentes.
“Como eu fiz o melhor tempo de todos os treinos com esse carro, achei que largaria na pole position, mas eles preferiram esse sorteio”, comentou Tarso, que correu pela Minardi na Fórmula 1 até a temporada de 2001, quando também andou com esse carro de 2 lugares.
“Infelizmente, na corrida o carro teve muitos problemas e não deu para brigar por um resultado melhor. Tive um problema no acelerador e o carro falhava muito na saída das curvas. Caí de quarto para sétimo na largada e o carro estava muito ruim”, explicou.
“Fiquei chateado, porque eles decidiram fazer esse sorteio e eu não larguei na pole. Na corrida, tive problemas desde o começo e, para piorar, meu carona tinha 1,90m e mais de 100 quilos e isso atrapalha muito. Tinha curva que eu virava e batia o cotovelo na perna dele”, lembrou Tarso.
“Mas participar do evento foi bem bacana e fiquei contente por ter sido o mais rápido nos treinos”, contou.
Tarso, que desde os tempos da Fórmula 3000 não corria na África do Sul, matou a saudade do circuito, que teve mudanças em seu traçado: “A pista está fantástica!”, ressaltou.
O Fórmula 1 de 2 lugares utiliza o mesmo motor que a ex-equipe Minardi usava há alguns anos (Ford Cosworth). O carro tem cerca de 25 cm a mais de comprimento no cockpit, justamente para levar o carona. No entanto, as demais características são muito parecidas com um Fórmula 1 normal.
A prova com os carros de 2 lugares aconteceu antes da corrida que marcou a abertura da temporada da nova categoria Grand Prix Masters e que teve a vitória de Nigel Mansell, com Emerson Fittipaldi em segundo.
Confira o resultado de cada uma das provas em Kyalami:
Corrida 1
1. Bas Leinders / Robert Wray
2. David Saelens / Graham Johnson
3. Johnny Herbert / Sasha Martinengo
4. Patrick Friesacher / Brian Kennedy
5. Matteo Bobbi / Alistair McArthur
6. Ryan Hunter-Reay / Delen Naidoo
7. Alan van der Merwe / Peter Wharton Hood
Não completou
Gianni Morbidelli / Gary Formato
Corrida 2
1. Johnny Herbert / Fred Coetzer
2. Alan van der Merwe / Sarah Jane Trutter
3. Patrick Friesacher / Nick Williamson
4. Bas Leinders / Joe de Beer
5. Tarso Marques / Pedro Rodrigues
6. Ryan Hunter-Reay / Joana Koornneef
Não completaram
Zsolt Baumgartner / Claudio Musso
David Saelens / Linda Bam