Após a carta da FIA às equipes, a Michelin enviou uma nota a imprensa. Confira a íntegra da nota:
“Diante do que tem sido divulgado na imprensa e das questões que temos recebido dos jornalistas, gostaríamos de esclarecer alguns pontos.
Depois do GP da Hungria, a FIA decidiu dar uma nova interpretação ao Regulamento Esportivo no que se refere aos pneus. Isto se aplica à definição da largura dos pneus dianteiros, que são medidos quando novos, de acordo com o artigo 77, item C. A FIA quer agora que nós consideremos a largura dos pneus dianterios depois que foram usados.
Queremos mostrar alguns fatos:
– O perfil de nossos pneus dianteiros é feito para obedecer os regulamentos da F1, como foi escrito pela FIA. Os controles eram feitos nos pneus novos, o que confirma a interpretação do artigo 77, item C.
– O procedimento na medida da largura de um pneu usado é desconhecido no momento, o que previne qualquer trabalho adicional. Podemos esperar algumas dificuldades na definição porque um pneu pode entrar sistematicamente em contato com outros objetos, como zebras, por exemplo, o que pode tocar os pneus até o meio de sua parede externa.
– Todos os parceiros da Michelin estão preocupados com a mudança de regulamento porque usam todos o mesmo perfil de pneu dianteiro.
– Estamos completamente abertos à discussão desta mudança de regulamento desejada pela FIA e a ajudar a definir um procedimento obrigatório de medida para 2004. Nós sentimos que não é realista pedir algo assim antes do GP da Itália.
A Michelin está sendo acusada de produzir pneus mais largos do que a medida estipulada pela FIA. A medição é feita antes do uso dos pneus e a largura máxima é 27 centímetros a uma pressão de 1,4 bar.”