Montoya pode apelar para lei do futebol rumo à McLaren

Juan Pablo Montoya quer ir para a McLaren já na próxima temporada. Ao menos é o que divulga a imprensa alemã nesta terça-feira através da Autobild Motorsport. Ao que indica sua reportagem, o empresário do piloto colombiano irá se basear em uma lei do futebol europeu para conseguir sua transferência sem pagamento adicional.

Ainda não foi confirmado oficialmente, mas as especulações de que Montoya já assinou com a McLaren para 2005 são bastante fortes. A equipe, inclusive, já confirmou David Coulthard para a temporada que vem, mas pode mudar seus planos caso o colombiano consiga deixar a Williams.

O empresário de Montoya, Julian Jacobi, entraria na justiça contra a equipe de Frank Williams baseado na “Lei Bosman”, criada na década de 90 na Europa quando Jean Marc Bosman tentou se transferir do FC Liege, da Bélgica, para o Dunkirk, na França, sem o pagamento do passe.

A partir deste caso, a União Européia criou, em 1995, a Lei Bosman, que dava o direito aos jogadores de se movimentarem com mais liberdade e facilidade, sem a necessidade do pagamento do passe.

O temor de Montoya vem do tratamento que poderá passar a receber no ano que vem, depois de ter deixado vazar a informação da assinatura do contrato com a McLaren.

Montoya é a maior esperança da Williams na conquista do título deste ano, já que é o vice-líder do campeonato, apenas um ponto atrás de Michael Schumacher.

Amigos da Velocidade