Categoria: F1
|
14 de setembro de 2003 16:47

Índia quer Fórmula 1 em Hyderabad em 2006

A Índia espera receber o sinal verde de Bernie Ecclestone para sediar um Grande Prêmio de Fórmula 1 em 2006 quando o dirigente da categoria visitar a cidade de Hyderabad no próximo mês.

Animados pela inclusão da China pela primeira vez no calendário do ano que vem, os representantes da Índia se encontraram com Ecclestone em Monza neste final de semana para enfatizar seu pedido.

“Ele virá em outubro… se der o aval, vamos lutar por 2006”, declarou Chandrababu Naidu, ministro-chefe do estado de Andhra Pradesh, onde está situada Hyderabad.

“Temos expectativas positivas. Estou confiante de que vai acontecer.”

“Atualmente, depois da China, a Índia é o maior mercado. O público da Fórmula 1 já é de 100 milhões de pessoas, é o segundo esporte mais popular, depois do críquete”, acrescentou Naidu.

Há muito estabelecida no ocidente, a Fórmula 1 está se expandindo para novas áreas. Xangai será a terceira sede asiática no circuito no ano que vem, ao lado de Japão e Malásia. Barein abrirá as portas do Oriente Médio em 2004.

CLUBE LUCRATIVO

Agora a Índia, ao lado da Turquia, que luta por uma corrida em 2005, bate às portas desse lucrativo clube. Ambos pretendem atrair investidores estrangeiros para beneficiar a economia local.

A cidade de Hyderabad, um centro tecnológico emergente, é a aposta da Índia.

“Através da Fórmula 1 posso criar 100.000 empregos direta e indiretamente, além do investimento estrangeiro que virá, hotéis, turismo. É uma situação de ganho para ambos os lados”, afirmou Naidu.

A Índia tem apenas um autódromo, na cidade de Madras, mas o ministro garantiu que a construção de outro não será problema.

“Se tivermos a permissão, temos infra-estrutura, precisamos apenas construir o autódromo e isso não é um grande problema,” afirmou.

“O governo está apoiando a construção e já há doadores particulares mostrando interesse. Há o dinheiro. Vamos conversar com eles, mas não temos os valores ainda.”

“COM CERTEZA”

Ecclestone conversou com a delegação indiana por uma hora no sábado e deverá fazer uma visita à Índia.

“Teremos uma corrida da F1 na Índia, com certeza. Quando e onde será, não posso dizer”, disse ele à revista indiana “The Week” numa entrevista recente.

“A Índia está avançando bem depressa. Depois de fazer algo na China, a Índia é a próxima.”

Quem torce para que a Fórmula 1 chegue logo a Hyderabad é o principal piloto indiano Narain Karthikeyan, segundo colocado na Nissan World Series.

“Claro que eu gostaria de chegar à Fórmula 1. Sonho com isso desde que era criança e ser o primeiro piloto indiano na Fórmula 1 seria muito especial”, afirmou Karthikeyan, que fez testes com a Jaguar e a Jordan em 2001.

Suas chances aumentariam com o GP local, assim como aconteceu com Alex Yoong depois do primeiro Grande Prêmio na Malásia, em 1999.

“Estamos todos de dedos cruzados”, concluiu Karthikeyan.

Reuters

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.