Categoria: F1
|
13 de fevereiro de 2007 09:40

Revista elege Senna piloto mais veloz da história

Em uma eleição que contou com um painel de superespecialistas, Ayrton Senna foi escolhido como o piloto mais veloz de todos os tempos. O pleito foi realizado pela revista F1 Racing, a mais vendida e mais importante publicação do gênero do mundo, cuja edição em português já está nas bancas. O segundo lugar ficou para o alemão Michael Schumacher que, por ter encerrado sua carreira recentemente, tinha a memória de seus feitos mais viva entre os votantes – o que torna a vitória de Senna ainda mais significativa.

“Surpreso?”, pergunta o editor da revista na página 41 da edição brasileira de F1 Racing, quando é revelado o vencedor da eleição. “Nós também não”, responde ele, para completar mais adiante: “…estatísticas (de Schumacher) eram somente algo a mais a ser considerado na votação. A forma de como se conquistaram os triunfos é o que importa. A recordação de Senna na tomada de tempos de Mônaco em 1988 – um segundo e meio mais rápido do que Prost, com o mesmo carro (McLaren) – ainda tem o poder de hipnotizar… Então, o brasileiro era o piloto de Fórmula 1perfeito? Tecnicamente, é o mais próximo disso que existiu… Senna não era apenas um piloto rápido. Ele definiu o conceito do que é ser veloz na Fórmula 1”.

Ayrton Senna já foi alvo de incontáveis elogios. Mas o mérito da longa matéria de F1 Racing (26 páginas) é ter baseado suas conclusões no voto e nas opiniões de grandes especialistas em Fórmula 1 – na verdade, um time de pilotos, chefes de equipe e engenheiros que conhecem o assunto a fundo e que coexistiram com boa parte dos pilotos que concorreram à eleição. Entre eles estão os engenheiros Gary Anderson, Luca Marmorini, Sergio Rinland e Pat Symonds, os ex-pilotos Martin Brundle, Christian Danner, Stirling Moss, Keke Rosberg, Marc Surer e Hans Stuck, e os dirigentes Eddie Jordan, Ian Phillips, Paul Stewart, Mario Theissen, Jean Todt e até mesmo Max Mosley, presidente da FIA. Enfim, apenas gente que conhece a Fórmula 1 em detalhes.

A eleição apontou os 50 pilotos mais rápidos de todos os tempos. Além de Senna, também foram mencionados José Carlos Pace (35º colocado), Emerson Fittipaldi (17º) e Nelson Piquet (15º). Rubens Barrichello e Felipe Massa não foram citados. O atual bicampeão Fernando Alonso ficou em oitavo. O terceiro colocado – atrás apenas de Senna e Schumacher – foi o escocês Jim Clark. O canadense Gilles Villeneuve (outra lenda do esporte, sempre citado como um fenômeno da velocidade) ficou com o 11º lugar. A grande surpresa foi Nigel Mansell, quarto colocado, à frente do ousado Ronnie Peterson e do mestre Juan Manuel Fangio.

O artigo é interessante também por relembrar detalhes da carreira de mitos como Jack Brabham, John Surtees, Giuseppe Farina, Jacky Ickx, François Cevert, Niki Lauda, Stefan Bellof, Jochen Rindt, Jackie Stewart, Ronnie Peterson, Dan Gurney, Alberto Ascari e Mario Andretti.

Além de várias matérias interessantes para os fãs da categoria, a edição brasileira de F1 Racing traz ainda um artigo assinado pelo especialista Peter Windsor no qual ele explica por que Felipe Massa é um sério candidato ao título de 2007. A revista está nas bancas por R$ 9,90. A publicação faz uma campanha especial de assinaturas: no site www.f1racingbrasil.com.br elas saem com 30% de desconto para um ano e 38% para duas temporadas.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.