Categoria: F1
|
7 de maio de 2003 22:53

Chefe da BAR questiona pagamento do GPWC à Ferrari

O chefe da equipe BAR, David Richards, questionou a proposta de US$ 50 milhões que teria sido feita à Ferrari pelos organizadores do GPWC (Grand Prix World Championship), campeonato rival da Fórmula 1 que começaria em 2008.

Estão por trás do GPWC cinco grandes montadoras (DaimlerChrysler, BMW, Ford, Fiat e Renault). Elas concordam que a presença da Ferrari daria credibilidade ao campeonato, e diante disso teriam oferecido a quantia.

Richards lembra que a idéia do GPWC é justamente oferecer uma divisão mais justa do dinheiro gerado pelo esporte, o que segundo as equipes não acontece na Fórmula 1, cujos direitos comerciais são administrados por Bernie Ecclestone.

“Ninguém pode argumentar contra o fato de a Ferrari ter um lugar único na história da Fórmula 1, e a grandeza da Ferrari é maior que a de qualquer outra equipe. Mas se vamos começar um novo regime, precisamos de um novo debate”, comentou.

Dados recentes dão conta de que, a cada ano, cerca de US$ 600 milhões gerados pela Fórmula 1, ou 53% da receita com direitos de transmissão de TV, vão para empresas sem ligação direta com o esporte.

Por: Leonardo Bertozzi (www.f1noticias.com.br)

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.