Frank Williams analisa ordens de equipe no final da temporada

Depois do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, uma pergunta ficou engasgada para muitos torcedores da categoria. Por que Marc Gene não ficou na pista quando era o primeiro, para segurar Michael Schumacher o suficiente para Juan Pablo Montoya conseguir desafia-lo?

Em Suzuka, em 1997, a Ferrari deu um exemplo de como usar esta tática, quando o líder, Eddie Irvine recebeu o já polêmico pedido da equipe para deixar o companheiro Schumacher o ultrapassar, enquanto ele ficava segurando os rivais atrás.

Na semana passada, em Monza, quando Michael Schumacher se encontrou atrás de Marc Gene, a Williams pedir para que seu piloto segurasse o ferrarista estaria dentro das regras da F-1, além de dar tempo para Montoya se aproximar, os dois estariam brigando pela liderança.

Então, por que a Williams não usou tal tática? “Não, não. Não faz nosso tipo”, justifica o chefe, Frank Williams em entrevista para o Sunday Times. Quando ouviu que a Ferrari usou a mesma estratégia com grandes efeitos, ele acrescentou: “Você terá que perguntar para eles”.

Com a disputa pelo título mundial tão acirrada – tudo o que Max Mosley, Bernie Ecclestone e os patrocinadores queriam – o assunto das ordens de equipe voltou a ser destaque, e elas (as ordens) foram terminantemente proibidas, mas …

“Colocando as coisas desta maneira”, acrescenta Williams, “Vamos dizer que Ralf (Schumacher) está em segundo e Juan é o terceiro, então ele freia na frente dos boxes e acena para que o companheiro o ultrapasse, é óbvio que em algum ponto, Juan poderá ultrapassa-lo”, explica.

“Isso deveria ofender o público? De maneira alguma”, continua. “Lembre-se, você está falando de uma equipe que já sofreu no passado por não ter feito algo assim. O público quer ver uma briga direta entre Michael, Juan e Kimi (Raikkonen). Eles não querem que Ralf fique no caminho”, fala Williams, justificando o uso das ordens de equipe. “Se Ralf impedir Juan de conquistar o título, todos iriam nos matar!”, completa.

A próxima etapa da temporada, o Grande Prêmio dos Estados Unidos, acontece no final desta semana, no circuito de Indianápolis. É a penúltima etapa do ano e Michael Schumacher e Juan Pablo Montoya estão separados por apenas três pontos.

Amigos da Velocidade