Michael Schumacher, da Ferrari, pode conquistar o sexto título da sua carreira em Indianápolis, no domingo, se tudo acontecer a seu favor.
Schumacher soma 82 pontos na classificação geral, contra 79 de Juan Pablo Montoya, da Williams, e 75 de Kimi Raikkonen, da McLaren.
Confira abaixo como o alemão pode garantir o recorde de seis títulos.
Obs. A pontuação segue a seguinte ordem: 10-8-6-5-4-3-2-1.
1. Schumacher vence, Montoya termina em sexto ou abaixo disso e Raikkonen não consegue mais do que a terceira colocação. Isso deixaria Schumacher com 92 pontos, Montoya com 82 no máximo e Raikkonen com 81.
Mesmo que Montoya vença a última corrida, no Japão, e Schumacher não marque pontos, o piloto da Ferrari ainda conquistaria o título por ter maior número de vitórias — seis contra três de Montoya (Schumacher tem atualmente cinco contra duas de Montoya).
2. Schumacher fica em segundo, Montoya não consegue classificação melhor do que o oitavo lugar e Raikkonen termina em quarto ou mais baixo. Schumacher então chegaria a 90 pontos, Montoya e Raikkonen ficariam com no máximo 80 pontos cada. Mesmo que Montoya ou Raikkonen vençam a última corrida e Schumacher não some pontos, o alemão ainda ficaria com o título por ter mais vitórias.
— – — –
Entretanto, a tendência é que a decisão do título fique mesmo para a última prova, no Japão.
Montoya subiu ao pódio nas últimas oito corridas, enquanto que Schumacher ficou cinco provas sem vencer até conseguir o primeiro lugar em Monza.
Em duas vezes neste ano Schumacher venceu e Montoya terminou abaixo da sexta colocação: em San Marino, quando o alemão foi primeiro e o colombiano sétimo, e na Áustria, quando o primeiro venceu e o segundo abandonou a prova.
Mas em ambas as corridas Raikkonen terminou em segundo.
Schumacher não terminou em segundo lugar nenhuma corrida neste ano, e a Ferrari ainda não conseguiu nenhuma dobradinha.
Reuters