Por Victor D. Berto
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, fez um “hat-trick” ao conquistar a pole-position, fazer a volta mais rápida e vencer o GP da Espanha, quarta etapa da temporada 2007 de Fórmula 1. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, completou a prova na segunda posição, resultado que lhe rende a liderança isolada do campeonato, seguido por seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso.
O polonês Robert Kubica, da BMW, completou a prova na quarta posição, seguido de longe pelo escocês David Coulthard, da Red Bull. A grande surpresa da prova ficou por conta do japonês Takuma Sato que conquistou o primeiro ponto da história da Super Aguri.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, completou a prova na 10ª posição, superando seu companheiro, o inglês Jenson Button.
Logo na largada, o italiano Jarno Trulli, da Toyota, teve um problema em seu motor e o procedimento foi refeito. Na segunda tentativa de largada, esta com sucesso, Massa conseguiu ficar por dentro na primeira curva, com Alonso colocando seu carro por fora. Os dois dividiram a curva, ocasionando um toque e o passeio do espanhol pela brita. Alonso acabou caindo para a quarta posição.
Durante a primeira parada de Massa nos boxes, um pouco de combustível vazou e a parte traseira do carro pegou fogo, que rapidamente foi apagado enquanto o brasileiro andava pelo pit-lane. Mesmo com o toque no início da corrida e as labaredas, o carro de Felipe Massa não enfrentou nenhum problema e completou a prova no topo.
O finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na Ferrari, vinha fazendo uma boa corrida na terceira posição, sem sofrer grandes ataques do bi-campeão, até enfrentar um problema elétrico em seu carro e ser obrigado a abandonar a prova.
Confira o resultado do GP da Espanha:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
2) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
3) Fernando Alonso (ESP/McLaren)
4) Robert Kubica (POL/BMW)
5) David Coulthard (ESC/Red Bull)
6) Nico Rosberg (ALE/Williams)
7) Heikki Kovalainen (FIN/Renault)
8) Takuma Sato (JAP/Super Aguri)
9) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)
10) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
11) Anthony Davidson (ING/Super Aguri)
12) Jenson Button (ING/Honda)
13) Adrian Sutil (ALE/Spyker)
14) Christijan Albers (HOL/Spyker)
OUT) Alexander Wurz (AUT/Williams)
OUT) Mark Webber (AUS/Red Bull)
OUT) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
OUT) Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
OUT) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)
OUT) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
OUT) Scott Speed (EUA/Toro Rosso)
OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)