O Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2003 poderá marcar a história do automobilismo e, sobretudo, da Fórmula 1. A prova acontece neste domingo na pista mista do famoso autódromo de Indianápolis.
E tudo por conta do alemão Michael Schumacher – reconhecido como um dos maiores pilotos de todos os tempos e, que após a corrida deste final de semana, poderá ser único na história da categoria.
Schumacher pode conquistar o hexacampeonato mundial de F-1 e, assim, superar o mitológico Juan Manuel Fangio – argentino fabuloso que conquistou cinco títulos na década de 50.
Esse é um dos poucos feitos que restam ser alcançados pelo piloto alemão da Ferrari. Pois, em termos de outros recordes, Schumacher detém quase todos. De vitórias a pontos ganhos.
Números
O alemão tem 69 vitórias na F-1, um número impressionante. O segundo colocado neste quesito é Alain Prost (já aposentado) com 51. Dos pilotos em atividade, quem se aproxima mais do pentacampeão é David Coulthard com 13 triunfos.
Schumacher é o único piloto na história a superar a marca dos mil pontos ganhos. Atualmente, o pentacampeão tem incríveis 1.027 pontos. Além disso, possui 55 voltas mais rápidas; 121 pódios; 109 GPs na liderança; 3.938 voltas na liderança; 18.447 Km na liderança e 19 pódios consecutivos.
Michael Schumacher venceu em todas as pistas que fazem, ou fizeram, parte do calendário da F-1 pelo menos uma vez. Este um outro feito absolutamente antológico na história da categoria (veja quadro abaixo). Os GPs da França, da Bélgica e do Canadá ele venceu seis vezes cada.
O único recorde absoluto que Schumacher não possui é o de pole-positions. Ayrton Senna da Silva lidera o ranking com 65 posições de honra no grid. O alemão, por enquanto, tem 55.
Numa comparação direta com Juan Manuel Fangio, Schumacher ultrapassaria o argentino em termos de número de títulos: seis. Todavia o igualaria em termos de conquistas consecutivas: quatro na sequência. E, em termos de média, Fangio ainda é o melhor.
O argentino marcou 5,44 pontos por GP em sua carreira. Michael Schumacher está próximo, mais ainda atrás. O alemão tem 5,32 pontos por GP em sua trajetória na F-1.
Em todos os lugares
Michael Schumacher venceu em todas as pistas do mundo:
Relação de vitórias em GPs-
Bélgica – 6
Canadá – 6
França – 6
Espanha – 5
Japão – 5
Mônaco – 5
San Marino – 5
Brasil – 4
Europa – 4
Itália – 4
Austrália – 3
Hungria – 3
Alemanha – 2
Áustria – 2
Inglaterra – 2
Malásia – 2
Pacífico – 2
Argentina – 1
EUA – 1
Portugal – 1
Relação de vitórias por circuito-
Spa-Francorchamps – 6
Montreal – 6
Magny-Cours – 6
Barcelona – 5
Suzuka – 5
Montecarlo – 5
Ímola – 5
Interlagos – 4
Monza – 4
Nürburgring – 3
Melbourne – 3
Hungaroring – 3
Hockenheim – 2
Silverstone – 2
Aida – 2
A1-Ring – 2
Sepang – 2
Jerez de la Frontera – 1
Buenos Aires – 1
Indianápolis – 1
Estoril – 1
Amigos da Velocidade