Por Victor D. Berto
O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, venceu de ponta-a-ponta o GP do Canadá, sexta etapa da temporada 2007 da Fórmula 1. O alemão Nick Heidfeld, da BMW, veio na segunda posição e o austríaco Alexander Wurz, da Williams, completou o pódio.
A corrida começou com Hamilton, seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, e Heidfeld dividindo a primeira curva. Alonso errou a curva e acabou caindo para a terceira posição. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, largou bem e assumiu a quarta posição e começou sua pressão encima de Alonso.
Alonso errou ao longo da corrida quatro vezes a primeira curva do circuito e numa das vezes Massa aproveitou a oportunidade e assumiu a terceira posição.
O primeiro incidente aconteceu no grid de largada, quando o inglês, Jenson Button, da Honda, não largou com problemas na caixa de câmbio, o mesmo problema que fez com que o escocês David Coulthard, da Red Bull, abandonasse.
Depois da primeira parada de Hamilton e Heidfeld nos boxes, o Safety Car fez sua primeira intervenção na prova, depois da batida envolvendo o estado-unidense Scott Speed, da Toro Rosso, e Wurz.
Na primeira volta com a intervenção do carro de serviço, Alonso e o alemão Nico Rosberg, companheiro de Wurz, entraram nos boxes, o que rendeu um ‘Stop & Go’ de 10 segundos, para ambos após a re-largada.
Quando os boxes foram re-abertos, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, e o italiano Giancarlo Fisichella, da Renault, foram um dos que fizeram pit-stop, mas os únicos que na saíram dos boxes com a luz vermelha acesa. Mais tarde, Massa, quando ocupava a terceira posição, e Fisichella foram desclassificados da corrida.
Após a re-largada, ainda na primeira volta em bandeira verde, o italiano Jarno Trulli, da Toyota, não deu espaço para o polonês Robert Kubica, companheiro de Heidfeld, que acabou decolando na zebra e acertando muito forte o muro de frente. Kubica capotou e seu carro ainda atravessou a pista. A BMW ficou completamente destruída e somente a célula de sobrevivência foi preservada.
Trulli abandonou a prova, após sua última parada nos boxes, quando deixava o pit-lane e perdeu o controle de sua Toyota, batendo na proteção de pneus.
A batida de Kubica ocasionou a segunda intervenção do Safety Car na corrida.
O holandês Christijan Albers, da Spyker, vinha forçando muito as freadas nas curvas e acabou errando e então passeando pela grama, deixando vários detritos do seu carro pela pista. Isso ocasionou a terceira intervenção do Safety Car.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, chegou a ocupar a terceira posição, mas ainda necessitava fazer seu pit-stop.
Logo após a terceira re-largada, o italiano Vitantonio Liuzzi, da Toro Rosso, acabou errando a freada da chicane e acertou o muro na entrada da reta dos boxes. O Safety Car interviu, então, pela quarta vez.
Barrichello foi obrigado a fazer seu pit-stop e acabou caindo para a última posição, após dez abandonos.
A emoção final da prova ficou por conta dos problemas de freio enfrentados por Alonso. O espanhol foi ultrapassado pelo japonês Takuma Sato, da Super Aguri, a três voltas do final.
Depois disso, ficou por conta de Hamilton completar a prova liderando de ponta-a-ponta e sem erros.
Confira o resultado do GP do Canadá:
1) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
3) Alexander Wurz (AUT/Williams)
4) Heikki Kovalainen (FIN/Renault)
5) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
6) Takuma Sato (JAP/Super Aguri)
7) Fernando Alonso (ESP/McLaren)
8) Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
9) Mark Webber (AUS/Red Bull)
10) Nico Rosberg (ALE/Williams)
11) Anthony Davidson (ING/Super Aguri)
12) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
OUT) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
OUT) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)
OUT) Christijan Albers (HOL/Spyker)
OUT) David Coulthard (ESC/Red Bull)
OUT) Robert Kubica (POL/BMW)
OUT) Adrian Sutil (ALE/Spyker)
OUT) Scott Speed (EUA/Toro Rosso)
OUT) Jenson Button (ING/Honda)
OUT) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)
OUT) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.