Por Victor D. Berto
Depois de uma belíssima briga na pista entre Felipe Massa, da Ferrari, e Fernando Alonso, da McLaren, o espanhol conseguiu ultrapassar o brasileiro e levou a melhor e conseguiu vencer o GP da Europa, décima etapa da temporada 2007 de Fórmula 1. O australiano Mark Webber, da Red Bull, completou o pódio da etapa.
O finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Massa, largou da pole-position. Ainda antes do final da primeira volta começou a chover em Nurburgring, e os primeiros incidentes apareceram.
Os companheiros de equipe na BMW acabaram estranhando-se e o alemão Nick Heidfeld tocou na lateral do polonês Robert Kubica. Kubica completou a prova na sétima posição.
O alemão Nico Rosberg, da Williams, tocou na traseira do brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, que acabou indo para a brita, mas conseguiu retornar à prova. Barrichello completou a prova na 11ª posição.
Os pilotos foram para os boxes trocar de pneus, mas os pneus não foram suficientes para segurarem os carros na pista com estabilidade. Na entrada dos boxes, Raikkonen perdeu o controle do seu carro e acabou perdendo a direção do pit-lane, tendo que correr mais uma volta com pneus de pista seca debaixo de muita chuva.
Esta situação resultou na intervenção do Safety Car. Seis carros aquaplanaram na freada no final da reta dos boxes e rodaram seguidamente. Foram eles: o estado-unidense Scott Speed, da Toro Rosso, o Rosberg, que já havia se envolvido em um incidente anterior, o alemão Adrian Sutil, da Spyker, o inglês Jenson Button, companheiro de Barrichello, o seu compatriota Lewis Hamilton, da McLaren, e o italiano Vitantonio Liuzzi, companheiro de Speed, que quase bateu no Safety Car e chegou a tocar no guindaste que socorria os outros carros.
Destes seis, apenas Hamilton não abandonou a prova. Com tudo isso, a direção de prova decidiu paralisar a corrida. Nesse momento, o alemão Markus Winkelhock, companheiro de Sutil, estreando na equipe holandesa, liderava a prova, pois largou com pneus de chuva e não precisou parar nos boxes.
Depois da paralisação de cerca de 20 minutos, a prova foi reiniciada com a pista já em processo de secagem. Winkelhock acabou sendo ultrapassado logo na re-largada por Massa, que liderou a maior parte da prova. O estreante abandonou voltas mais tarde com problemas mecânicos.
Já na parte final da prova, Heidfeld não satisfeito em tocar somente Kubica, tirou o alemão Ralf Schumacher, da Toyota, da prova, quando brigavam pela nona posição. Heidfeld tocou Ralf na entrada para a reta dos boxes, que ficou encalhado na brita.
Raikkonen enfrentou problemas elétricos em seu carro e foi obrigado a abandonar à poucas voltas da corrida.
A chuva voltou a cair e os pilotos foram novamente para os boxes. Na volta à pista, Alonso ficou com o carro muito bem equilibrado e começou a pressionar Massa. Restando apenas cinco voltas para o final da etapa, e depois de muitas disputas, chegando ao toque, o bicampeão levou a melhor encima do brasileiro.
Depois disso, Alonso não enfrentou dificuldades para vencer a prova. Hamilton tentou chegar à zona de pontuação até a última volta, mas acabou completando a prova na nona posição.
A disputa pelo degrau mais baixo do pódio, foi até os últimos metros entre o austríaco Alexander Wurz, da Williams, e Webber, que conseguiu defender seu posto e subiu no pódio.
Confira o resultado do GP da Europa:
1) Fernando Alonso (ESP/McLaren)
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
3) Mark Webber (AUS/Red Bull)
4) Alexander Wurz (AUT/Williams)
5) David Coulthard (ESC/Red Bull)
6) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
7) Robert Kubica (POL/BMW)
8) Heikki Kovalainen (FIN/Renault)
9) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
10) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)
11) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
12) Anthony Davidson (ING/Super Aguri)
13) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
OUT) Takuma Sato (JAP/Super Aguri)
OUT) Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
OUT) Markus Winkelhock (ALE/Spyker)
OUT) Jenson Button (ING/Honda)
OUT) Adrian Sutil (ALE/Spyker)
OUT) Nico Rosberg (ALE/Williams)
OUT) Scott Speed (EUA/Toro Rosso)
OUT) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)