A Honda Racing F1 Team começou hoje seus preparativos na pista em Hungaroring, com ambos os RA107 andando sem problemas. Jenson Button chegou à impressionante marca de 67 voltas na pista travada de 4.381 m, ao passo que seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, deu 49.
A pista estava, como de costume, com muita poeira no início da primeira sessão de treinos de 1 hora e meia, tornando o asfalto bastante escorregadio para todos os pilotos. Mas um trilho rapidamente se formou à medida que borracha foi sendo depositada no traçado e os pilotos puderam realizar um trabalho significativo no acerto do carro. Jenson quanto Rubens deram 20 voltas cada, encerrando a sessão em oitavo e nono lugares.
Na segunda sessão, Jenson fez a maior quilometragem entre todos os participantes. No decorrer de suas 47 voltas, ele realizou várias comparações de pneus e avaliou os novos desenvolvimentos do RA107 para esta prova, as quais ele não testou em Jerez na semana passada. Ele encerrou a sessão em 16.º, marcando 1:22.550 s como melhor tempo.
Rubens completou 29 voltas na segunda sessão, ficando um pouco menos contente com o carro do que pela manhã. Ele terminou duas posições atrás de Jenson, com o melhor tempo de 1:22.727 s.
Ambos os pilotos da Honda Racing F1 Team já venceram em Hungaroring, Rubens em 2002 e Jenson em 2006, e eles usarão sua considerável experiência com a pista para otimizar o acerto do RA107 antes da sessão de classificação de amanhã.
JENSON BUTTON: “Tivemos um dia razoável hoje. Testamos algumas coisas que parecem ter melhorado um pouquinho o equilíbrio do carro e também o tempo de volta. Começou a chover bem no final da sessão do treino da tarde, mas nessa hora já tínhamos andado o suficiente para conseguir uma boa comparação de pneus. Houve duas bandeiras amarelas quando fui para a pista com pneus novos no final da sessão, uma causada pelo Hamilton e outra pelo Massa, e por isso não consegui dar uma boa volta limpa. Como resultado, temos um pouco de incerteza sobre como estamos em uma volta rápida, mas o ritmo de corrida parece em ordem.”
RUBENS BARRICHELLO: “Como é normal nas sextas-feiras, existia muito tráfego hoje. O carro estava bem mais competitivo na primeira sessão, hoje pela manhã, do que no segundo treino. Lutamos contra a falta de aderência traseira à tarde, por isso temos de analisar o problema e encontrar uma solução. Ambos os carros fizeram muitas voltas, o que nos dá muitas informações com que trabalhar pelo resto do final de semana.”
JACKY EECKELAERT – Diretor de engenharia: “Tivemos um começo de fim de semana razoavelmente bom, com ambos os pilotos cumprindo todo o programa de acerto do carro previsto. No primeiro treino livre, as condições da pista mudaram muito na primeira metade da sessão, mas ambos os pilotos conseguiram um bom equilíbrio. À tarde eles se concentraram em avaliações de pneus com o carro pesado com combustível, como preparação da corrida de domingo. Além do tráfego nas voltas com pneus novos e um pequeno problema no duto de freio do carro do Rubens, tudo correu conforme o planejado.”