Por Giovanni Romão
Automobilismo em sua mais pura essência. Não existiria outra forma de descrever o primeiro GP de Fuji da Formula 1 atual. Depois dos 40 minutos iniciais da prova com a presença do Safety Car, devido a forte chuva na região do autódromo, uma corrida sensacional pôde ser conferida na pista nipônica. O inglês Lewis Hamilton, que largou na pole position, mostrou habilidade na pista molhada e faturou sua quarta prova no ano, colocando a mão na taça de campeão mundial.
Depois da saída do Safety Car, os pilotos da McLaren permaneceram na ponta, na mesma posição de largada. O alemão Sebastian Vettel, que largou na sétima colocação, rapidamente despontou nas terceira colocação e assumiu o primeiro lugar com o pit stop dos pilotos da equipe de Woking. Logo na primeira parada de boxes, tanto Alonso quanto Hamilton, lotaram o tanque de combustível para não mais parar. Para o espanhol, no entanto, a estratégia não valeu muito, já que um acidente tirou o bicampeão da prova e praticamente minou as chances do terceiro título mundial seguido. O toque no muro ainda obrigou a segunda intervenção do Safety Car.
Enquanto isto, os pilotos da Ferrari, que largaram com pneus intermediários, entram nos pits para colocar borracha de chuva, por uma determinação da FIA, despencando para as últimas posições.
O domingo parecia perfeito para os quatro pilotos do clã dos energéticos (Red Bull e Toro Rosso). Porém, àquela história de que dois raios não caem sobre a mesma cabeça foi desmentida, já que Mark Webber e Sebastian Vettel, ‘sede’ e ‘filial’, se tocaram e acabaram abandonando a prova, quando brigavam pelo pódio.
Aos poucos os pilotos da Ferrari começaram a recuperação na prova e passaram a andar na zona de pontuação, até Felipe Massa atingir o terceiro lugar, com os problemas e toques dos pilotos que estavam à frente. O brasileiro, no entanto, foi obrigado a fazer um quarto pit stop – um deles foi para cumprir punição -, abrindo caminho para o companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, assumir o terceiro posto e passar a pressionar o novato Heikko Kovalainen. Hamilton, seguia livre na ponta.
Apesar da pressão do compatriota, o espezinhado Kovalainen manteve o terceiro posto e levou a Renault ao primeiro pódio da temporada. Em um final emocionante, Felipe Massa e Robert Kubica duelaram como ‘gladiadores’ na volta final, tirando tinta um do outro, com o brasileiro conseguindo a ultrapassagem e terminando a prova na sexta colocação, mas dando adeus na briga pelo título mundial. Ainda na zona de pontuação terminaram David Coulthard (4º), compensando os problemas dos outros pilotos da marca, Giancarlo Fisichella (5º), além de Vitantonio Liuzzi, que ficou em oitavo.
Com a vitória no GP de Fuji, Hamilton sobe para 107 pontos, abrindo 12 de vantagem para o vice-líder e companheiro de equipe, Fernando Alonso.Kimi Raikkonen fica 17 pontos atrás do inglês. Apenas os três pilotos, restando duas provas para o final, possuem chances matemáticas de título.
A 16ª etapa da temporada 2007 da Fórmula 1 será disputada em Xangai, na China, no próximo final de semana.
Confira a classificação da prova:
1) Lewis Hamilton
2) Heikki Kovalainen
3) Kimi Raikkonen
4) David Coulthard
5) Giancarlo Fisichella
6) Felipe Massa
7) Robert Kubica
8) Vitantonio Liuzzi
9) Adrian Sutil
10) Rubens Barrichello
11) Jenson Button
12) Sakon Yamamoto
13) Jarno Trulli
14) Nick Heidfeld
15) Takuma Sato
Não completaram:
Ralf Schumacher
Anthony Davidson
Nico Rosberg
Sebastian Vettel
Mark Webber
Fernando Alonso
Alexander Wurz
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.