Raikkonen vence na China e esquenta a briga

Por Victor D. Berto

O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, venceu o GP da China, penúltima etapa da temporada 2007 de Fórmula 1. O espanhol Fernando Alonso, da McLaren, completou a corrida na segunda posição, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, companheiro de Raikkonen. Com este resultado, o campeonato será decidido no GP do Brasil daqui duas semanas.

A largada foi favorável a Raikkonen, que conseguiu manter a ponta. Alonso ultrapassou Massa, que retomou sua posições curvas depois. Hamilton manteve-se quieto na segunda posição, até quando atacou e ultrapassou o vencedor da prova.

A chuva foi um fator decisivo da prova, pois ela foi e voltou várias vezes. O que fez com que diversos pilotos mantivessem seus pneus intermediários, um tanto quanto gastos, durante boa parte da prova, mesmo quando não chovia.

Esses pneus prejudicaram a corrida de Massa que perdeu muito rendimento e foi ultrapassado por Alonso, mas a consequência foi ainda pior para Hamilton, que perdeu a liderança para Raikkonen e mais tarde teve seu pneu dechapado.

Com o pneu traseiro direito dechapado, Hamilton teve que ir para os boxes, com toda a dificuldade de pilotagem e a entrada dos boxes molhada, o inglês, com o título praticamente garantido até então, perdeu o controle do seu carro e foi parar na brita, resultando no seu abandono.

O alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, comemorou o seu quarto lugar como uma vitória, os primeiros pontos da equipe na temporada.

O inglês Jenson Button, da Honda, completou a prova na quinta posição, enquanto o seu companheiro Rubens Barrichello, compatriota de Massa, não foi além da 15ª posição depois de um toque na largada.

O italiano Vitantonio Liuzzi, companheiro de Vettel, completou a prova na sexta posição, seguido pelo alemão Nick Heidfeld, da BMW, que não obteve um bom desempenho no circuito chinês.

O único momento de destaque da BMW na prova foi quando o polonês Robert Kubica liderava, mas teve que abandonar com problemas em seu carro.

Confira o resultado do GP da China:

1) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

2) Fernando Alonso (ESP/McLaren)

3) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

4) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)

5) Jenson Button (ING/Honda)

6) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)

7) Nick Heidfeld (ALE/BMW)

8) David Coulthard (ESC/Red Bull)

9) Heikki Kovalainen (FIN/Renault)

10) Mark Webber (AUS/Red Bull)

11) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)

12) Alexander Wurz (AUT/Williams)

13) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

14) Takuma Sato (JAP/Super Aguri)

15) Rubens Barrichello (BRA/Honda)

16) Nico Rosberg (ALE/Williams)

17) Sakon Yamamoto (JAP/Spyker)

OUT) Robert Kubica (POL/BMW)

OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

OUT) Adrian Sutil (ALE/Spyker)

OUT) Ralf Schumacher (ALE/Toyota)

OUT) Anthony Davidson (ING/Super Aguri)