Otimismo é um sentimento quase obrigatório dentro da escuderia Toyota. Neste final de semana ela disputa seu GP de casa, no circuito de Suzuka, no Japão, e além de querer fazer boa figura frente sua torcida, luta também para terminar a temporada como a quinta melhor equipe do campeonato.
Segundo o chefe da equipe, Ove Andersson, seu carro deverá se adaptar bem à pista japonesa. “Novamente nós estamos bastante concentrados em classificar nossos carros em uma posição no grid que nos deixará com a oportunidade de lutar por dois postos entre os oito primeiros na corrida”, explicou o dirigente. “Suzuka deverá ser uma boa pista para as características de nossos carros, então estou otimista sobre colocar os dois TF103 na primeira metade do grid”.
A briga pelo campeonato entre as equipes medianas está ainda mais intensa que aquela envolvendo Ferrari e Williams. Apenas seis pontos separam Sauber, BAR, Jaguar, Toyota e Jordan. Com um máximo de 18 pontos em jogo, um resultado como o terceiro e quinto da Sauber nos Estados Unidos poderia permitir que a Toyota ultrapassasse suas rivais, levando em conta que está a cinco pontos da quinta colocada, a Sauber.
“O Grande Prêmio do Japão é possivelmente o mais importante da temporada para a equipe Toyota”, diz Andersson. “Não apenas porque é sua casa oficial, mas também nos encontramos em uma batalha muito acirrada no Mundial de Construtores, com apenas cinco pontos separando o quinto do nono lugar”, completa.
Igualmente otimista está seu piloto, Olivier Panis, que terá uma grande responsabilidade, já que é o único da equipe que conhece a pista japonesa. O brasileiro Cristiano da Matta, seu companheiro, terá que aprender o traçado de Suzuka antes de começar a pensar em performance.
“Haverá uma ótima atmosfera neste final de semana em Suzuka”, afirma o piloto francês. “Estando tão perto do quinto lugar no campeonato de construtores, teremos isso como nosso objetivo. E eu estou mais determinado que nunca para lutar por pontos”.
Amigos da Velocidade
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.