Por Thiago Alves
Quando ninguém esperava, a sorte que sempre esqueceu dele, bateu na porta de Kimi Raikkonen, da Ferrari, nesse GP do Brasil 2007. O piloto finlandês conseguiu o título que lhe escapara em outras duas oportunidades, e da maneira que nem ele acreditava.
Com 7 pontos de desvantagem para Lewis Hamilton, e 4 para Fernando Alonso, ambos da McLaren, Kimi aproveitou a afobação do novato inglês, que quis decidir a corrida na segunda prova, além de um problema misterioso para triunfar em Interlagos.
A corrida começou quente, com Raikkonen partindo para cima de Hamilton e Felipe Massa, da Ferrari, mas ficando em segundo lugar. Nessa disputa, Alonso aproveitou e ultrapassou seu companheiro de equipe. Aí aconteceu a manobra que começou a decidir o campeonato. Hamilton tentou ultrapassar Alonso por fora na Curva do Lago, escapou e caiu para a oitava posição.
Voltas depois, um problema, até agora sem explicação, fez com que a McLaren de Hamilton ficasse muito lenta na pista. Instantes depois, o carro volta ao normal, mas o inglês caiu para as últimas posições.
Nesse momento, Massa era o primeiro e Alonso era o campeão. Mas isso era apenas uma formalidade, pois Raikkonen precisava da vitória para ser campeão e a equipe Ferrari jamais perderia o título.
Hamilton foi lutando como pode, ultrapassando vários carros, mas mudou sua estratégia para 3 paradas e teve que recuperar várias posições.
Na segunda rodada de pit-stops, ocorreu a troca de posições. Raikkonen fez a “ultrapassagem” no seu retorno a pista e caminhou para seu título.
Várias disputas interessantes ocorreram na corrida, com destaque para a disputa final entre Robert Kubica, da BMW, e Nico Rosberg, da Williams, com o último conquistando a 4º posição.
Os dois pilotos da Honda, o brasileiro Rubens Barrichello e o inglês Jenson Button, tiveram problemas em seus motores e abandonaram a corrida, terminando de maneira frustrante sua temporada 2007.
Raikkonen manteve seu ritmo até o final da prova, ficando em primeiro lugar, com Felipe Massa em segundo e Fernando Alonso em terceiro. Lewis Hamilton terminou em 7º lugar, ficando em segundo lugar na temporada.
Confira o resultado do GP do Brasil:
1) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
3) Fernando Alonso (ESP/McLaren)
4) Nico Rosberg (ALE/Williams)
5) Robert Kubica (POL/BMW)
6) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
7) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
8) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
9) David Coulthard (ESC/Red Bull)
10) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
11) Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
12) Takuma Sato (JAP/Super Aguri)
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)
14) Anthony Davidson (ING/Super Aguri)
OUT) Adrian Sutil (ALE/Spyker)
OUT) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
OUT) Heikki Kovalainen (FIN/Renault)
OUT) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)
OUT) Jenson Button (ING/Honda)
OUT) Mark Webber (AUS/Red Bull)
OUT) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)
OUT) Sakon Yamamoto (JAP/Spyker)