Alonso rompe contrato com a McLaren

Por Giovanni Romão

Depois de muito ‘disse me disse’, o final já esperado foi anunciado na manhã desta sexta-feira. O espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, não é mais piloto da equipe McLaren. Segundo seu empresário, Luis García-Abad, a recisão contratual aconteceu em comum acordo e nenhuma multa precisará ser paga.

“Fernando não é mais piloto da McLaren. Agora ele está livre e vai negociar com outras equipes”, afirmou Abad, que na quinta-feira já havia adiantado a possibilidade real do asturiano deixar Woking.

Sem compromisso com nenhum time, Alonso já tem em mãos contratos de quatro equipes para estudar. A mais interessada seria a Toyota, que estaria oferecendo a melhor oferta financeira ao espanhol. Também estão na briga: Williams, Red Bull e a antiga ‘casa’ do asturiano, Renault.

O problema para o retorno de Alonso para a Renault teria um único problema. Enquanto o espanhol estaria interessado em um contrato de apenas um ano, o time francês quer um acordo por três temporadas.

Os últimos rumores apontaram para uma possibilidade do bicampeão correr pela Honda, substituindo Rubens Barrichello, que seria ‘rebaixado’ para o time B, Super Aguri.

Fernando Alonso deixa a McLaren depois de cumprir um ano de contrato, quando enfrentou muitos problemas de relacionamento dentro da equipe, inclusive com o chefe Ron Dennis e o companheiro Lewis Hamilton. Na temporada, o espanhol terminou na terceira colocação, empatado em números de pontos com Hamilton, que foi o vice-campeão.