Os organizadores do GP de Bahrain, previsto para estrear no calendário da Fórmula 1 em 2004, querem antecipar a corrida para o mês de abril. A princípio, a prova seria disputada mais para o fim da temporada, assim como o GP da China, outra novidade para o ano que vem.
O sheik Fawaz bin Mohammed al-Khalifa, secretário nacional de esportes e juventude de Bahrain, lembrou que a corrida teria de ser disputada no início ou no final da temporada, porque faz muito calor no país no meio do ano.
No entanto, no fim do ano os países islâmicos respeitam o Ramadan, mês sagrado para os muçulmanos, o que poderia gerar nova polêmica em Bahrain. Os organizadores tiveram dificuldades para obter apoio financeiro do governo por causa de acusações de que a corrida iria contra os valores islâmicos.
Al-Khalifa lembrou que, a exemplo do que acontece na Malásia, outro país de cultura islâmica, não é preciso seguir à risca os costumes europeus, como garotas de biquíni no grid ou champanhe no pódio.
“Na Malásia, também temos as garotas, mas elas vestem roupas tradicionais do país ao invés de biquínis. E também podemos ter champanhe não-alcóolico”, declarou. Se for antecipado para abril, o GP de Bahrain será o terceiro da temporada, após Austrália e Malásia e antes do Brasil.
Por: Leonardo Bertozzi (www.f1noticias.com.br)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.