Ontem, no circuito de Le Castelet na França, o tetra campeão mundial de Rally Sebastien Loeb e o Heikki Kovalainen trocaram de carros. Em frente de uma multidão de fãs e de jornalistas internacionais, os pilotos passaram um boa parte do dia discutindo os melhores ajustes dos carros para os respectivos estilos de condução.
Loeb e Dani Sordo (colega de equipe de Loeb na Citroen) estiveram ao volante do Renault R26 que levou Fernando Alonso ao seu segundo título mundial. Sebastien Loeb, já participou por duas vezes nas 24h de Le Mans, pelo que está habituado à condução em pista. O francês, depois de sair do cockpit, estava muito satisfeito com a experiência.
“Foi uma experiência fantástica. Para ser honesto, é como se o natal tivesse chegado mais cedo!” afirmou um entusiasmado Loeb. “Acabei de ser pai, venci o meu quarto título mundial no fim de semana passado, e agora um sonho tornou-se realidade – conduzi um carro de F1 pela primeira vez. Fiquei muito impressionado com o nível de aderência gerado pela aerodinâmica, que é radicalmente diferente do que estamos habituados nos rally. Eu já conhecia bem o circuito de Paul Ricard depois dos testes que aqui fiz em preparação das 24h de Le Mans de 2006, o que significou que eu pude tirar o máximo partido da oportunidade que me foi concedida. Foi realmente um dia excepcional.”
Em relação a Kovalainen, sendo um finlandês pode-se dizer que terá os rally no sangue. O piloto utilizou uma super especial perto de Paul Ricard. Além disso, teve um co-piloto bastante útil, visto que Loeb foi ao seu lado para lhe dar algumas dicas.
Kovalainen comentou: “Foi um dia excelente, e eu diverti muito pilotando o carro do Sebastien. Eu já tinha estado neste tipo de carros como co-piloto, mas isto foi muito melhor! Senti muito confortável, apesar das sensações serem extremamente diferentes do que sinto num carro de F1. Falei muito com o Sebastien e o Dani, e foi interessante ver como eles controlam o carro nas curvas lentas e rápidas, e aprender com eles. Como retribuição, tive a oportunidade de dar alguns conselhos acerca do R26, e espero que ambos tenham gostado da experiência.”