Grandes telões foram instalados na cidade de Kerpen, onde o único hexacampeão da F-1, Michael Schumacher, nasceu. Usando roupas, bonés e enormes bandeiras da Ferrari, os torcedores lotaram a arena esportiva Rhineland para assistir ao GP do Japão e, depois, comemorar efusivamente o título do alemão.
“É maluco, completamente inacreditável”, diz Lukas Czarnetzki, 23, que chorou de alegria com a conquista. “Nunca vi nada assim. Schumi é o melhor de todos os tempos”.
Schumacher, 34, deixou a cidade, dominada por operários, em 1994. Hoje, o hexacampeão mora na Suíça. Mesmo assim, Kerpen continua sendo conhecida na Alemanha como a “cidade de Schumi”.
“Se pudéssemos esta lá pessoalmente para cumprimentá-lo seria perfeito”, diz Peter Breuer, 45, carpinteiro em Kerpen.
Neste fim de semana, Kerpen recebe cerca de 30 mil visitantes, que têm tomado parte nos eventos que vêm sendo realizados na cidade alemã, como corridas de kart nas ruas do centro da cidade. Após o título de Schumacher, uma enorme carreata com buzinaços tomou conta de Kerpen.
“Kerpen e Michael Schumacher estão ligados intrinsecamente mesmo com ele morando na Suíça agora”, disse o prefeito de Kerpen, Ralf Valkysers. “Toda a cidade está eufórica. Esperamos dar a ele a melhor das celebrações nos próximos dias”.