Honda comemora dia livre de problemas

Um clima extremamente quente saudou a Honda Racing F1 Team em Albert Park, onde ocorreram hoje as duas primeiras sessões de treinos livres da temporada de 2008. A temperatura ambiente chegou a 37 graus e a da pista alcançou 48 graus.

As altas temperaturas deram aos RA108 seus primeiros testes em clima quente do ano, nos quais eles foram aprovados com louvor. Nem Jenson Button nem Rubens Barrichello tiveram qualquer problema técnico.

Jenson deu 25 voltas durante a primeira sessão, com Rubens acrescentando mais 17 voltas de coleta de dados. Ambos os pilotos trabalharam no acerto dos seus carros (que contam com o novo pacote aerodinâmico testado pela primeira vez em Jerez) algo mais fácil de dizer do que de fazer em Albert Park. O circuito de 5,3 km é uma pista temporária, o que faz com que os níveis de aderência mudem rapidamente, à medida que mais borracha é depositada no traçado.

Na sessão da tarde, ambos os pilotos melhoraram seus tempos de volta. O melhor resultado de Jenson – 1:28.632 s – colocou-o em 11º, apenas 5 décimos mais lento que o quinto colocado, ao passo que Rubens ficou 0,2 s atrás, marcando como melhor volta 1:28.849 s.

Os pilotos e engenheiros agora analisarão os dados coletados hoje, antes da primeira sessão de classificação do ano, amanhã.

“Tivemos um bom dia hoje”, comentou Jenson Button. “Nossos focos principais foram trabalhar com os pneus e tirar o máximo do carro em condições de muito calor. Tudo correu bem e o carro passa uma sensação muito parecida com aquela dos testes de Jerez, o que é bom. Não saberemos nossa verdadeira posição relativa em relação aos concorrentes até amanhã à tarde, mas no momento nossa prioridade é enfocar nossos próprios itens de teste e adaptar o acerto às exigências e condições daqui.”

“Estava muito quente e seco hoje”, disse Rubens, “com as temperaturas subindo à tarde, o que fez com que a pista perdesse alguma aderência ao longo do dia. A pista estava melhor na sessão da manhã e eu estava muito mais contente com o carro pela manhã. Ainda é muito cedo para dizer como será nosso desempenho na classificação de amanhã. Fizemos um programa bastante conservador hoje e parece que estamos melhores do que nos testes, mas a sexta-feira não é um indicador de desempenho real, já que todo mundo está fazendo um programa diferente em relação a níveis de combustível. Esperamos ficar no meio do pelotão amanhã e acredito que estamos indo nesse caminho.”