Nova regra deve evitar incidentes no classificatório

Por Victor D. Berto

Alterações no regulamento já estão sendo planejadas para que incidentes como o ocorrido durante o treino classificatório do GP da Malásia não aconteçam novamente. Nick Heidfeld e Fernando Alonso reclamaram que os pilotos da McLaren arruinaram suas voltas finais, e os comissários concordaram. “É um desastre que as regras permitam isso.”, disse o piloto da Williams Nico Rosberg ao ‘Motorsport Aktuell’.

Acredita-se que a solução proposta para a situação, que pode repetir no presente formato de treino deste ano, é impor um tempo limite para os pilotos completarem suas voltas de retorno aos boxes. Os monitores frequentemente mostram que os pilotos tem parado no circuito, de tão lentos que estão fazendo suas voltas para o parque fechado depois do treino classificatório. Espera-se que a nova regra possa ser introduzida por questões de segurança pelo diretor de prova Charlie Whiting para o GP do Bahrain, no próximo mês.

O jornal espanhol ‘Diario AS’ pertou Alonso, que assim como Heidfeld foi atrapalhado em Sepang, sobre a possível alteração na regra. “Eu não sei, se isso pode ser uma solução.”, disse ele. “Mas havia seis ou seis carros naquela parte do circuito, e com cinco deles eu não tive problema. É responsabilidade do piloto sair da linha de pilotagem.”