Symonds: “A Renault precisa de melhoria aerodinâmica”

Por Victor D. Berto

O engenheiro-chefe da Renault Pat Symonds disse que a maior área que sua equipe precisa melhorar com seu carro atual é a aerodinâmica. Ele sabe que sua equipe tem condições de lutar apenas com a BMW, Williams e Toyota atrás da McLaren e Ferrari.

“Na Austrália nós pensamos que a McLaren teria uma vantagem maior, mas quando nós chegamos na Malásia nós não ficamos tão certos e a Ferrari foi quem esteve mais forte.”, disse Symonds. “Isto sugere que nós veremos algo similar ao último ano onde o desempenho das equipes variavam de um circuito para o outro quando as forças e fraquezas dos carros tornavam-se aparentes. Atrás desses carros, há uma grande quantidade de equipes que estão todas próximas, mas eu acho que nós acreditamos que a BMW, Toyota e talvez mesmo a Williams estão à frente de nós e temos muito trabalho à fazer.”

“Há uma área mais dominante em termos de desempenho e esta é o pacote aerodinâmico do carro.”, adicionou. “Mas a situação é muito diferente do último ano, e eu acho que é um ponto que precisamos enfatizar porque nosso desempenho aerodinâmico não foi que nós acreditávamos ser e isto foi porque nós temos um problema específico entre o túnel de vento e o carro. Este ano nossa correlação está perfeita, agora é apenas nosso pacote que não está onde queremos que esteja, e eu acredito que isso é porque nós continuamos sofrendo pelo tempo de desenvolvimento que perdemos enquanto recuperávamos a correlação. Nós tentamos desesperadamente começar a trabalhar no carro 2008 mais cedo, mas claramente não conseguimos o tempo suficiente. O que podemos fazer agora é redobrar nossos esforços nesta área e concentrar na melhoria do desempenho aerodinâmico.”