Por Victor D. Berto
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, ultrapassou o pole-position Robert Kubica, da BMW, na primeira curva, e trouxe o carro para a vitória no GP do Bahrain, terceira etapa da temporada 2008 de Fórmula 1. O finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Massa, completou a prova na segunda posição, seguido pelo polonês Kubica.
O alemão Nick Heidfeld, companheiro de Kubica, completou a prova na segunda posição e assume a vice-liderança do campeonato. O finlandês Heikki Kovalainen (5º) foi a McLaren melhor colocada no final da prova.
A largada aconteceu sem problemas para a maioria dos pilotos. O inglês Lewis Hamilton, companheiro de Kovalainen, não fez uma boa largada e perdeu várias posições. Ainda nas primeiras voltas Hamilton acabou tocando uma Renault e perdendo o seu bico, fazendo, a partir daí, uma corrida de recuperação, completando em 13º.
O alemão Sebastien Vettel, da Toro Rosso, teve problemas com motor e espalhou muito óleo pela pista, logo nas duas primeiras voltas, complicando a vida de vários pilotos. Entre os mais prejudicados, está o espanhol Fernando Alonso, da Renault, que rodou, mas ainda assim completou a prova na 10ª posição.
Kubica foi outro que teve problemas com o óleo, perdendo aderência, o que resultou na ultrapassagem de Raikkonen.
Não demorou muito para que Heidfeld fizesse a ultrapassagem sobre Kovalainen. A BMW conseguiu manter um ritmo bem próximo ao da Ferrari, durante a maior parte da prova.
A disputa mais próxima foi entre o escocês David Coulthard, da Red Bull, e o inglês Jenson Button, da Honda. Briga que resultou num toque, a perda do bico de Button e mais tarde o seu abandono.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, completou a prova na 11ª posição, em alguns momentos pressionando Alonso, mas sem sucesso.
Nelson Piquet, companheiro de Alonso, apesar de não ter largado numa boa posição, vinha durante toda a prova crescendo em desempenho, até sofrer com problemas no câmbio, que já vinham desde a volta de apresentação. Desta vez, o piloto brasileiro e a equipe francesa, decidiram que a melhor opção era abandonar.
Confira o resultado do GP do Bahrain:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
2) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
3) Robert Kubica (POL/BMW)
4) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
5) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
6) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
7) Mark Webber (AUS/Red Bull)
8) Nico Rosberg (ALE/Williams)
9) Timo Glock (ALE/Toyota)
10) Fernando Alonso (ESP/Renault)
11) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
12) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
13) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
14) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
15) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
16) Anthony Davidson (ING/Super Aguri)
17) Takuma Sato (JAP/Super Aguri)
18) David Coulthard (ESC/Red Bull)
19) Adrian Sutil (ALE/Force India)
OUT) Nelson Piquet (BRA/Renault)
OUT) Jenson Button (ING/Honda)
OUT) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)