O GP do Canadá, no circuito de Montreal, conseguiu voltar ao calendário da Fórmula 1 em 2004. A decisão foi tomada nesta quarta-feira em um encontro da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A FIA revisou o calendário e decidiu incluir o GP canadense, aumentando o número de provas da competição, que agora será disputada em 18 etapas.
A princípio, a prova em Montreal será disputada no dia 13 de junho, antes do GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.
O GP do Canadá havia sido retirado do calendário da Fórmula 1 por causa da aprovação de uma lei antitabagista no país.
Ontem, porém, Bernie Ecclestone, o homem-forte da F-1, havia demonstrado intenção em aumentar o número de provas da categoria.
O cancelamento da prova havia decepcionado muitos times, que viam em Montreal um importante GP para seus patrocinadores no mercado norte-americano e provocaram um esforço para que a corrida fosse salva.
“Eu posso dizer que recebemos muitas cartas descontentes de pessoas que nos pagam para representá-los nas corridas sobre o cancelamento do GP”, disse Frank Williams no mês passado.
De início, as equipes resistiram em expandir o calendário para mais de 17 corridas. Nesta temporada, a competição, vencida pelo alemão Michael Schumacher pela sexta vez, teve 16 provas.
Entre outras mudanças no calendário, o GP da Europa, em Nurburgring, que abriria a temporada européia em 25 de abril, será agora em 30 de maio. Assim, o GP de San Marino, em Ímola, volta a abrir as provas da Europa.
O restante do calendário não foi modificado. A temporada começa na Austrália no dia 7 de março e termina no Brasil, no dia 24 de outubro, em Interlagos. Os estreantes serão Bahrein, em 4 de abril, e China, em 26 de setembro.
Confira o calendário completo do Mundial de F-1 (ainda provisório):
7 de março – Austrália (Melbourne)
21 de março – Malásia (Sepang)
4 de abril – Bahrein (Bahrein)
25 de abril – San Marino (Ímola)
9 de maio – Espanha (Barcelona)
23 de maio – Mônaco (Mônaco)
30 de maio – Europa (Nurburgring)
13 de junho – Canadá (Montreal)
20 de junho – EUA (Indianápolis)
4 de julho – Grã-Bretanha (Silverstone)
11 de julho – França (Magny-Cours)
25 de julho – Alemanha (Hockenheim)
15 de agosto – Hungria (Budapeste)
29 de agosto – Bélgica (Spa-Francorchamps)
12 de setembro – Itália (Monza)
26 de setembro – China (Xangai)
10 de outubro – Japão (Suzuka)
24 de outubro – Brasil (Interlagos)