Categoria: F1
|
27 de abril de 2008 11:42

Kimi Raikkonen vence com facilidade na Espanha

Por Victor D. Berto

O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, venceu de ponta-a-ponta o GP da Espanha, quarta etapa da temporada 2008 de Fórmula 1, neste domingo. O brasileiro Felipe Massa, companheiro de Raikkonen, chegou na segunda posição, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren.

O polonês Robert Kubica, da BMW, completou a prova na quarta posição. O inglês Jenson Button, da Honda, chegou na sexta posição e marcou pontos pela primeira vez nesta temporada.

A largada parecia ter sido limpa, com a ultrapassagem de Massa em cima do espanhol Fernando Alonso, da Renault, assumindo a segunda posição, mas logo após as primeiras curvas, o alemão Adrian Sutil perdeu o controle de sua Force India e acabou acertando seu compatriota Sebastian Vettel, da Toro Rosso, resultando no abandono de ambos.

O Safety Car entrou pela primeira vez na pista.

Re-largada dada pelo diretor de prova, Raikkonen tracionou bem e começou a abrir para os demais. Voltas mais tarde, o brasileiro Nelson Piquet, companheiro de Alonso, acertou o carro do francês Sebastien Bourdais, companheiro de Vettel, e ambos abandonaram a prova.

A corrida foi marcada, principalmente, pela falta de ultrapassagens. Quando os pilotos estavam na rodade de pit-stops, o finlandês Heikki Kovalainen, companheiro de Hamilton, enfrentou problema, aparentemente, no pneu dianteiro esquerdo e numa das curvas do circuito passou reto e acertou fortemente a barreira de pneus.

O Safety Car e o Medical Car entraram imediatamente na pista. O carro de Kovalainen ficou durante um bom tempo preso “dentro” da proteção de pneus, gerando uma grande preocupação entre os fiscais e a todos os presentes. Tempo depois, as imagens mostraram o carro retirado por um trator e o finlandês sendo levado de maca consciente e sem fraturas aparentes, apenas reclamando de dores no ombro.

Com a entrada do Safety Car na pista, o pit-lane foi fechado imediatamente, mas o alemão Nick Heidfeld, companheiro de Kubica, teve que reabastecer, o que rendeu-lhe uma punição de dez segundos de “Stop & Go” nos boxes. Heidfeld completou a prova na nona posição.

O alemão Nico Rosberg, da Williams, e Alonso abandonaram com problemas em seus respectivos motores.

Na parte final da prova, o alemão Timo Glock, da Toyota, forçou uma ultrapassagem em cima do escocês David Coulthard, da Red Bull, mas acabaram se tocando. Glock (11º) teve que trocar seu bico e, está sob investigação; Coulthard teve um furo em seu pneu, perdeu tempo e terminou a prova na 12ª posição.

O outro brasileiro Rubens Barrichello, companheiro de Button, teve um problema na saída dos boxes durante a segunda rodada de pit-stops, acertando a traseira do italiano Giancarlo Fisichella, da Force India. Mais tarde, Barrichello abandonou a prova.

Confira o resultado do GP da Espanha:

1) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

2) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

3) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

4) Robert Kubica (POL/BMW)

5) Mark Webber (AUS/Red Bull)

6) Jenson Button (ING/Honda)

7) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

8) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

9) Nick Heidfeld (ALE/BMW)

10) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)

11) Timo Glock (ALE/Toyota)

12) David Coulthard (ESC/Red Bull)

13) Takuma Sato (JAP/Super Aguri)

OUT) Nico Rosberg (ALE/Williams)

OUT) Fernando Alonso (ESP/Renault)

OUT) Rubens Barrichello (BRA/Honda)

OUT) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)

OUT) Anthony Davidson (ING/Super Aguri)

OUT) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)

OUT) Nelson Piquet (BRA/Renault)

OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)

OUT) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.