O australiano Paul Stoddart, dono da Minardi, a equipe mais fraca da F-1, disparou nesta sexta-feira contra as novas regras aprovadas pela FIA para os fins de semana de GPs a partir de 2004. Stoddart desejava a manutenção do “Acordo de Heathrow” por mais uma temporada, que era o teste extra de duas horas que a Minardi tinha direito a realizar a cada sexta-feira de GP.
– É muito triste. Os testes extras de sexta eram nossa única oportunidade de realizar testes a um custo baixo e tentar acompanhar o ritmo das grandes equipes. A F-1 perdeu parte do espetáculo da sexta-feira. Não havia nada errado com o formato antigo – lamentou Stoddart, para disparar:
– As regras mudaram e até agora ninguém me explicou a razão disto. Tivemos um campeonato muito emocionante e disputado em 2003 – disse Stoddart, insinuando que as equipes grandes teriam feito um lobby junto à FIA para alterar as regras.
Relembre as mudanças nas regras da F-1 para 2004, aprovadas pela FIA na última quarta-feira:
1 – Mudanças nos treinos do fim de semana – O treino extra de duas horas que Jaguar, Renault, Minardi e Jordan realizavam a cada sexta-feira de GPs está extinto. Agora serão duas sessões de 1h cada, conforme esquema abaixo. Nestes treinos, as seis piores equipes da temporada 2003 (BAR, Jaguar, Jordan, Minardi, Toyota e Sauber) poderão testar com um carro extra, ficando Ferrari, Williams, McLaren e Renault limitadas a dois carros apenas. Não haverá mais a pré-classificação na sexta.
No sábado, o treino oficial passa a ser dividido em dois, com cada piloto tendo direito agora a duas tentativas de marcar tempo. Na primeira metade, o primeiro piloto a entrar na pista será o vencedor da última corrida. Desta forma, Rubens Barrichello será o piloto que dará a primeira volta no treino oficial na corrida da Austrália no ano que vem, por ter vencido o GP do Japão.
Já na segunda metade do treino oficial, o primeiro a entrar na pista é o que fez o pior tempo na primeira parte do treino, como nos moldes do treino de classificação de 2003.
Além disso, o piloto que parar na pista em sua primeira tentativa não poderá voltar aos boxes para usar o carro reserva em uma segunda chance. O reabastecimento continua proibido para a corrida, mas é permitido entre a primeira e a segunda tentativa de cada piloto.
Confira o esquema dos horários dos fins de semana em 2004 (sempre na hora local):
Sexta-feira:
11h às 12h – treino livre, com as seis piores equipes podendo utilizar três carros cada
14h às 15h – idem
Sábado:
10h às 10h45 – treinos livres
11h15 às 12h – treinos livres
14h – classificação com cerca de 90min, dividida em duas partes, e com intervalo de 2min entre elas.
Domingo:
14h – corrida (o horário pode ser levemente alterado para mais tarde ou cedo)
2 – Pneus – Cada carro poderá utilizar até 40 pneus para pista seca por fim de semana, sendo 20 dianteiros e 20 traseiros, totalizando dez jogos. No caso dos pneus para pista molhada, serão 28, sendo 14 dianteiros e 14 traseiros.
3 – Limite de pilotos – Cada escuderia não poderá utilizar mais do que quatro pilotos ao longo de uma temporada, sem contar o piloto do terceiro carro nos treinos livres.
4 – Limite de velocidade nos pits – Na classificação e na corrida o limite será ampliado para 100 km/h (atualmente é de 80), salvo exceções como Mônaco, onde atualmente o limite é de 60km/h e poderá não aumentar.
A entidade não se manifestou ainda sobre a proibição aos controles de largada e do câmbio automático, mas ratificou a decisão de que cada carro só poderá usar um motor por fim de semana de GP a partir de 2004. Quem estourar o seu, perderá dez posições no grid de largada.
Lancepress!
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.