No dia 30 de outubro de 1988, há exatamente 30 anos, Ayrton Senna consagrava-se campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez. O piloto, na época com 28 anos, foi o terceiro brasileiro a conseguir o feito – depois de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Era a confirmação ao mundo de um grandioso talento do esporte a motor, um verdadeiro mestre da velocidade.
Nesta terça-feira (30) a F1Mania.net esteve presente na McLaren São Paulo para presenciar a homenagem. Um McLaren Senna – superesportivo inspirado no “espírito competitivo” de Senna – e uma réplica do McLaren MP4/6, o monoposto que levou Senna ao tricampeonato em 1991, estavam lado a lado no pátio externo da empresa, localizada no Itaim Bibi, para comemorar o aniversário do título de Senna.
A McLaren São Paulo estabeleceu-se no centro comercial de São Paulo em maio de 2018, com o objetivo de vender 20 carros em seu primeiro ano na capital paulista, meta que a empresa vem cumprindo, com metade do objetivo concluído.
“Estamos indo bem, o objetivo era vender 20 carros no primeiro ano de operação”, , disse Luiz Alberto Pandini, assessor de imprensa da McLaren São Paulo.
“Estamos praticamente na metade desse primeiro ano agora, e metade do objetivo já foi alcançado, então acredito que vvamos atingir essa meta de vinte, vinte e cinco carros, até maio do ano que vem.
“É importante mencionar que se tratam de carros superesportivos e super exclusivos, e que o mais barato da linha custa 1 milhão e 550 mil reais.
“Atualmente a McLaren tem os modelos 540c, 570s em três versões – coupé, spyder e GT – e a 720s. Os números, que são os nomes dos modelos, eles indicam a potência do motor em hp”, acrescentou Pandini.
Em 1988, Senna conquistava o segundo título consecutivo para o Brasil na Fórmula 1, depois de Nelson Piquet ser tricampeão em 1987 – tendo vencido com a Brabham em 1981 e 1983 – dando início aos quatro títulos brasileiro em cinco anos de disputa, a “fase de ouro” do país na maior categoria do automobilismo mundial.
Legenda: O McLaren Senna teve somente 500 unidades produzidas e três delas foram destinadas ao mercado brasileiro. Seu motor V8 biturbo, com 3.994 cm³, desenvolve 800 HP de potência e pode chegar a 340 km/h e acelerar de 0 a 200 km/h em apenas 6,8 segundos.
“Foi o começo da fase de ouro do Brasil na Fórmula 1, com o título do Piquet e os três do Senna”, disse Luiz Alberto Pandini, assessor de imprensa da McLaren São Paulo.
“Quando ele (Senna) chegou na Fórmula 1 era uma expectativa muito grande de quando seria campeão pela primeira vez, era algo que todos davam como certo, e esse título aconteceu em 1988, em uma temporada disputadíssima contra o Alain Prost. Das 16 corridas do ano, Prost ganhou seis e Senna ganhou sete (Gerard Berger venceu a outra corrida).
“Exatamente no dia 30 de outubro de 1988, é por isso que a McLaren São Paulo está fazendo essa homenagem junto com o público, mostrando a réplica de uns dos carros que Ayrton pilotou e a McLaren Senna, que é o carro inspirado pelo Ayrton Senna e construído pela McLaren Automotive.”
“Esse título que está sendo comemorado hoje também foi muito comemorado pelos fãs do Ayrton Senna na época”, acrescentou Pandini.
A exposição foi uma Avant Première do Salão do Automóvel: tanto o McLaren Senna quanto a réplica do MP4/6 estarão no evento, que será aberto ao público entre 8 e 18 de novembro, em São Paulo.
Vídeos recentes adicionados ao nosso canal. Confira:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.