Por Giovanni Romão
Três anos e três vitórias na Turquia. Este é o curriculum de Felipe Massa em Istambul. Pela terceira vez consecutiva o brasileiro garantiu a pole e venceu em Istanbul Park. Na segunda clocação terminou um determinado Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen, ainda líder do mundial, fechou o pódio na terceira posição.
Na largada o brasileiro manteve bem a ponta e Hamilton deu um grande salto, assumindo a segunda colocação, enquanto Kimi Raikkonen despencou de quarto para sexto. Um acidente na largada, envolvendo Fisichella e Bourdais, obrigou o safety-car a entrar na pista.
Na relargada, ficou muito claro que a vida de Felipe Massa não seria nada fácil, pois Hamilton começou a pressionar, já que trabalhava em uma estratégia diferenciada, para três paradas nos boxes.
Quando conseguiu chegar definitivamente em Massa, o inglês da McLaren entrou para a primeira parada, na volta de número 16; o brasileiro pararia duas voltas depois, voltando na frente. No entanto, o ritmo de Hamilton, com pneus duros, continuava superior até que o britânico colocou de lado em cima de Massa e assumiu a ponta.
Restando 28 voltas para o fim da prova, Hamilton entrou para o segundo pit stop, mas colocando 6.2 de combustível teria de fazer uma terceira parada. Felipe Massa fez o reabastecimento e troca de pneus defintiva faltando 18 voltas para o fim, voltando a pista atrás de Hamilton. Nesta altura, o inglês já havia perdido algum atrás de Kimi Raikkonen, que com as paradas estava na frente.
Com os pits de Raikkonen e Hamilton, este com apenas 12 voltas para a bandeirada, Massa voltou à liderança, com 5.2 de vantagem para o piloto da McLaren, precisando apenas levar seu F2008 até o fim da prova.
Nas voltas finais, Hamilton não conseguiu manter o mesmo rendimento dos dois primeiros trechos da prova, agora de pneus macios, e teve de aguentar a pressão de Raikkonen durante as últimas oito voltas.
Na quarta colocação ficou Robert Kubica, da BMW, qua havia largado na quinta colocação, seguido pelo companheiro Nick Heidfeld e o espanhol Fernando Alonso. Completaram a zona de pontos, Mark Webber, da Red Bull e Nico Rosberg, da Williams.
Ao finlandês Heikki Kovalainen, que largou na primeira fila e fez a primeira parada ainda nas voltas iniciais, quando safety-car estava na pista, não restou mais do que um 12º lugar.
Os outros brasileiro também foram discretos, com Rubens Barrichello em 14º e Nelsinho Piquet apenas na 15ª posição.
A próxima etapa da temporada acontece dentro de duas semanas, no dia 25 de maio, nas ruas apertadas de Mônaco.
Confira o resultado do GP da Turquia:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
2) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4) Robert Kubica (POL/BMW)
5) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
6) Fernando Alonso (ESP/Renault)
7) Mark Webber (AUS/Red Bull)
8) Nico Rosberg (ALE/Williams)
9) David Coulthard (ESC/Red Bull)
10) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
11) Jenson Button (ING/Honda)
12) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
13) Timo Glock (ALE/Toyota)
14) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
15) Nelson Piquet (BRA/Renault)
16) Adrian Sutil (ALE/Force India)
17) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)
OUT) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
OUT) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
OUT) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)