Categoria: F1
|
8 de junho de 2008 16:41

Robert Kubica vence prova maluca no Canadá

Por Giovanni Romão

Um ano depois de sofrer um grave acidente em Montreal, Robert Kubica voltou a acelerar no circuito Gille Villeneuve. Em uma corrida emocionantes, o polonês deixou o drama de 2007 para trás e vence sua primeira corrida na Fórmula 1. O fim de semana terminou perfeito para a BMW, com Nick Heidfeld em segundo e David Coulthard, de Red Bull, completando o pódio na terceira posição.

Depois de muito se dicutir sobre a precariedade do asfalto canadense, que em alguns pontos estava despedaçando, a corrida começou sem grande dsiputas; Na largada, as principais posições mantiveram-se, Lewis Hamilton, o pole position, começou a abrir na liderança na prova, deixando Robert Kubica em segundo e Kimi Raikkonen na terceira posição.

O cenário comçeou a mudar na volta 14, quando Adrian Sutil teve problemas de motor e abandonou a prova parando em uma área de risco. A posição do carro da Force India forçou a entrada do Safety-car duas voltas depois, fechando a saída dos boxes.

Assim que os pits foram liberados, os líder que estavam para dois pit stops entraram para realizar a primeira parada. Bom para pilotos como Nick Heidfeld, Rubens Barrichello e David Coulthard, que com uma estratégia de apenas um pit assumiram as primeiras colocações.

No entanto, a situação da prova ficaria ainda mais interessantes durante a primeira rodada de pit.Na saída, como a luz de saída ainda estava vermelha, Raikkonen e Kubica pararam no pit-line. Destraído, Hamilton acertou a traseira do finlandês, tirando os dois da prova.A Ferrari também se enrolou no reabastecimento de Felipe Massa, que teve de retornar aos boxes duas voltas depois, caindo para a última posição.

Após a saída do safaty-car, Nick Hedifeld passou a abrir vantagem na liderança, até fazer sua parada única nos boxes, com Rubens Barrichello assumindo a liderança da prova. O brasileiro também apostou na estratégia de um pit stop.

O quarto líder da prova foi David Coulthard, que pulou na ponta com o pit stop de Rubinho. Lá atrás, Heidfeld que havia voltado na sexta posição, logo à frente de Robert Kubica, deixou seu companheiro de equipe passar e passou a segurar Fernando Alonso, até que o espanhol errou sozinho e abandonou a prova.

Com as paradas de Coulthard e os dois pilotos da Toyota, Timo Glock e Jarno Trulli, que apostaram na estratégia de um pit, Kubica reassumiu a liderança da prova. Pelo rádio, o engenheiro informou que o polonês teria de imprimir um rítmo forte de corrida para voltar a frente de Heidfeld, que não entraria mais no pit.

Foram dez voltas de pé embaixo, permitindo ao agora líder da temporada, voltar na liderança da prova.

Nas posições de trás, Felipe Massa buscava recuperação na prova, fazendo inclusive uma ultrapassagem memórável sobre Heikki Kovalainen e Rubens Barrichello ao mesmo tempo, no grampo da pista.

Depois de todos os pits realizados, incluindo Massa e Kovalainen, David Coulthard que já aparecia na terceira posição, passou a ser seguido por Barrichello. O brasileiro, no entanto, errou nas voltas finais, perdendo a quarta e quinta posições para os pilotos da Toyota.

Nas sete voltas finais, Massa ainda ganhou mais duas posições, sobre Trulli e Barrichello, terminando a corrida na quinta posição.

Com a primeira vitória na Fórmula 1, Kubica assumiu a liderança do campeonato, com 42 pontos. Lewis Hamilton é o vice-líder com 38, mesmo número de pontos de Felipe Massa, o terceiro.

A próxima etapa da temporada acontece no dia 22 de junho, com o GP de Magny-Cours, na França, voltando para a Europa.

Confira o resultado do GP do Canadá:

1) Robert Kubica (POL/BMW)

2) Nick Heidfeld (ALE/BMW)

3) David Coulthard (ESC/Red Bull)

4) Timo Glock (ALE/Toyota)

5) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

6) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

7) Rubens Barrichello (BRA/Honda)

8) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)

9) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)

10) Nico Rosberg (ALE/Williams)

11) Jenson Button (ING/Honda)

12) Mark Webber (AUS/Red Bull)

13) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)

OUT) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)

OUT) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

OUT) Fernando Alonso (ESP/Renault)

OUT) Nelson Piquet (BRA/Renault)

OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.