Patrick Head pegou pesado com a FIA e a Ferrari em declarações para a Imprensa européia. O dirigente da Williams/BMW acusa a entidade e a equipe de conspiração durante a temporada 2003 de Fórmula 1. Aliás, conspiração que teria levado o time de Maranello ao título mundial.
“A Ferrari gerou uma série de situações para derrotar Juan Pablo Montoya”, disse Head ao jornal alemão Bild. O dirigente se refere, principalmente, ao caso dos pneus Michelin. A Ferrari insistia que os pneus franceses – usados pela Williams e McLaren – eram ilegais.
Isso acabou gerando polêmica e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) determinou uma revisão da interpretação do regulamento neste sentido. Enquanto isso analisava os compostos de borracha da Michelin. A conclusão final da entidade foi que os pneus eram absolutamente legais.
“Chegamos à conclusão de que a Ferrari recebeu apoio em certas circunstâncias”, continua Head. “Veja, eu tenho o maior respeito por Charles Whtting – delegado da FIA – mas me parece que ele não está mais no controle. Alguma coisa aconteceu entre a Ferrari e as autoridades desportivas que me levam a pensar assim”, disse.
Amigos da Velocidade