Há 15 anos, Senna conquistava o seu primeiro título na F-1

No dia 30 de outubro de 1988, há exatos 15 anos, portanto, o piloto brasileiro Ayrton Senna conquistava o seu primeiro título mundial na F-1. Pilotando um McLaren-Honda, Senna venceu a penúltima etapa do Mundial, o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, resultado suficiente para assegurar a conquista. Na corrida que decidiu o título, Senna, que fez a pole-position, perdeu mais de dez posições após a largada, mas ultrapassou um a um os seus adversários e venceu a prova.

O curioso é que ao final das 16 provas do ano, Senna ficou com menos pontos do que o seu companheiro de equipe, o francês Alain Prost (94 contra 101). No entanto, o regulamento previa que apenas os 11 melhores resultados de cada piloto seriam computados para o campeonato. Com isso, Senna teve válidos 90 pontos e Prost, 87.

O campeonato de 1988 foi marcado também pela superioridade da McLaren, que venceu 15 das 16 provas do ano. Senna conquistou oito vitórias (San Marino, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Bélgica e Japão) e 13 poles, dois recordes na época.

No ano seguinte, a rivalidade entre os dois aumentou ainda mais e o francês levou o título após jogar o seu carro contra o do brasileiro no GP do Japão. A briga com Senna provocou a transferência de Prost para a Ferrari. O título de 1990 também foi decidido no Japão, com um novo acidente entre Senna e Prost, desta vez provocado pelo brasileiro. Em 1991, Senna levaria o seu terceiro título, também pela McLaren. O brasileiro morreu num acidente no GP de San Marino de 1994, guiando um Williams.

Lancepress!