Honda se prepara para correr em casa

A nona rodada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2008 leva a Honda Racing F1 Team a Silverstone, a apenas 11 km (7 milhas) de sua base de Brackley, para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha. O circuito de 5.141 m (3,194 milhas) é um dos mais rápidos e famosos do calendário da F1, tornando-o popular junto aos pilotos, engenheiros e espectadores.

Silverstone foi o palco do primeiro Grande Prêmio da história do campeonato mundial de F1, em maio de 1950. Porém, como o circuito já tinha tido realizado sua primeira corrida, sem valer para o campeonato, dois anos antes, ele celebrará seu 60º aniversário neste ano. Originalmente um aeroporto dos tempos da Segunda Guerra Mundial, a pista usou inicialmente a estrada que circundava as pistas de pouso, antes de passar por várias reformas. O layout usado hoje foi estabelecido em junho de 1994, quando a chicane Abbey foi alterada, depois dos eventos que haviam ocorrido em Ímola no mês anterior.

“Como a primeira de nossas duas corridas em casa do calendário, o Grande Prêmio da Grã-Bretanha é muito importante para a equipe”, declarou Ross Brawn. “Especialmente com Silverstone ficando tão perto de nossa base de operações, em Brackley. Esperamos ver uma melhoria no desempenho do RA108 em Silverstone, certamente em comparação com o Grande Prêmio da França, em Magny-Cours. Temos diversos novos elementos de desempenho no carro, em termos de chassi, aerodinâmica e motor, os quais devem nos permitir ficar no mesmo ritmo que nossos concorrentes atuais, no meio do pelotão. Nossos pilotos estão com grande expectativa para o desafio do fim de semana e ambos consideram esta pista uma de suas favoritas. O Rubens tem um grande histórico aqui e sempre anda muito bem em Silverstone, e o Jenson está extremamente motivado para ir bem em sua corrida em casa.”

Diversos componentes novos foram testados com sucesso em Silverstone nesta última semana, com vistas a serem incorporadas aos RA108 no fim de semana vindouro. “Os testes em Silverstone foram muito bem… e todos os novos componentes se comportaram conforme esperado”, confirma Brawn. “Completaremos nossa análise de desempenho e confiabilidade nos próximos dias, na fábrica, antes de tomar as decisões finais sobre nosso pacote para o final de semana da corrida. Uma grande vantagem destes testes foi que eles nos permitiram realizar um programa abrangente de acerto do carro e avaliação dos compostos dos pneus Bridgestone Potenza disponíveis para a corrida, o que permite que nos concentremos em ganhos de desempenho puro durante os treinos livres.”