A imprensa italiana está em alerta. De acordo com uma matéria publica no jornal Gazzetta dello Sport deste sábado, uma investigação está acontecendo em referência a um ex-técnico da Ferrari, que agora trabalha para a Toyota. Existem suspeitas de espionagem.
A matéria do jornal diz: “A Ferrari foi constrangida a levar ao tribunal gente que levou projetos e segredos da escuderia italiana para a Toyota. Mesmo a equipe japonesa não estando diretamente envolvida como mandante, mas sendo legado a uma pessoa física”.
Aparentemente, acredita-se que a Toyota não foi a mandante de tal espionagem, no entanto ela está sendo igualmente investigada. Há dois dias, logo pela manhã, a polícia foi até a casa deste técnico e inspecionou o local. Logo em seguida se dirigiu para a sede da Toyota e levou projetos, computadores, Cds e disquetes. Ainda de acordo com a matéria da Gazzetta, todos os objetos eram referentes à pessoa, e não especificamente à equipe.
Durante o mesmo dia, dois amigos do técnico foram interrogados e mais um ainda deve passar pelo mesmo. Foi decretada a prisão domiciliar do acusado. Toda essa ação aconteceu na Alemanha, em Colonia, e, de acordo com o porta-voz da polícia local, é um apoio para a polícia italiana.
O artigo da Gazzetta ainda compara o F2003-GA com o TF103, mostrando semelhanças que não param na parte estética, mas também aparecem nas especificações técnicas.
O nome do acusado não foi divulgado, mas alguns técnicos deixaram a Ferrari e foram diretamente para a Toyota: Luca Marmorini, que projetou o V10 da montadora japonesa; Angelo Santini, de aerodinâmica; Fabrizio Fabri, de metalurgia e Luigi Orbinelli, de logística.
Neste mesmo ano, o jornal alemão Auto Motor und Sport , publicou matéria sobre o mesmo fato, dizendo que este mesmo técnico teria oferecido os projetos que tinha da Ferrari para a Jaguar, que não teria aceitado.
Amigos da Velocidade
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.