O assunto do momento na Fórmula 1 é a acusação levantada pela Ferrari de que um de seus ex-funcionários teria roubado seus projetos e passado para a rival Toyota, com segredos de aerodinâmica do F2002. O fato foi levantado devido à semelhança entre os carros das duas equipes. Todavia, a espionagem não é algo novo na Fórmula 1, um caso semelhante aconteceu no final da década de 70.
Foi em 1978 que a escuderia Arrows apareceu na categoria, uma chegada destacada por um escândalo e uma polêmica. Jackie Oliver, sócio de Don Nichols ao comando da equipe Shadow (fechada no final dos anos 80), estava cansado da direção da escuderia. Foi então que, com Tony Southgate, diretor técnico, e Alan Rees, chefe de equipe, Olivier decidiu deixar a Shadow e fundar a Arrows.
Southgate não encontrou nada melhor para fazer que copiar a futura Shadow DN9, da qual era o idealizador, fazendo assim a primeira Arrows da F-1, a FA1.
Naturalmente Don Nichols levou o caso aos tribunais ingleses que, em agosto de 1978, decidiu que a Arrows não tinha mais o direito de utilizar a AF1, e que todas as peças e o carro deveriam ser entregues para a Shadow.
Oliver e Southgate se adiantaram à justiça e já estavam preparando um novo carro, que estreou no GP da Áustria, dia 13 de agosto do mesmo ano, sendo este a verdadeira primeira Arrows, a A1.
No caso Ferrari-Toyota é mais difícil prever o que vai acontecer porque se está apenas no início do caso. Nada, no atual estágio, permite dizer se a Toyota será envolvida no caso e condenada por espionagem. Até o momento, a acusação se mantém concentrada apenas no engenheiro funcionário da equipe japonesa.
Amigos da Velocidade
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.