Por Victor D. Berto
O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, não teve a melhor estratégia, mas o melhor carro e, foi assim que ele venceu o GP da Alemanha, a 10ª etapa da temporada 2008 de Fórmula 1. A segunda posição ficou com Nelson Piquet, da Renault, seguido por seu compatriota Felipe Massa, da Ferrari. O primeiro pódio com dois brasileiros desde 1991.
A corrida parecia estar totalmente dominada por Hamilton, mas foi quando o alemão Timo Glock, da Toyota, enfrentou um problema com sua suspensão e bateu fortemente no pit-wall, ocasionando na entrada do Safety Car e, com isso, a mudança de estratégias. Piquet parou no instantes em que o carro de segurança entrou na pista e fez o único pit-stop da sua corrida, colocando-o numa ótima posição.
Hamilton e o alemão Nick Heidfeld (4º), da BMW, optaram por não parar durante o Safety Car, mas ainda assim, parando em bandeira verde, o inglês conseguiu ultrapassar Massa e Piquet e reassumir a ponta.
O finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, completou a prova na quinta posição, seguido por seu compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari. O polonês Robert Kubica, da BMW, completou a prova na sétima posição. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, somou vários erros e não conseguiu ir além da 11ª posição.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, abandonou após o escocês David Coulthard, da Red Bull, dar-lhe uma fechada.
A próxima etapa será realizada no dia 3 de agosto, na Hungria.
Confira o resultado do GP da Alemanha:
1) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2) Nelson Piquet (BRA/Renault)
3) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
4) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
5) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
7) Robert Kubica (POL/BMW)
8) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)
9) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
10) Nico Rosberg (ALE/Williams)
11) Fernando Alonso (ESP/Renault)
12) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
13) David Coulthard (ESC/Red Bull)
14) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
15) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
16) Adrian Sutil (ALE/Force India)
17) Jenson Button (ING/Honda)
OUT) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
OUT) Mark Webber (AUS/Red Bull)
OUT) Timo Glock (ALE/Toyota)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.