Dê uma volta no A1-Ring com Alex Wurz

O piloto de testes da McLaren, Alex Wurz, único austríaco em uma equipe de Fórmula 1 atualmente, descreveu uma volta no A1-Ring, circuito que recebe neste final de semana o GP da Áustria, sexta etapa da temporada 2003 de Fórmula 1. Por causa de problemas envolvendo a proibição à propaganda de cigarro, a corrida estará fora do calendário a partir de 2004.

“É sempre bom pilotar no A1-Ring, não apenas por ser minha corrida de casa, mas também por oferecer várias oportunidades de ultrapassagem. São três retas longas e rápidas, que começam e terminam com curvas lentas. Durante o fim de semana, as condições da pista variam bastante, e para maximizar a performance é preciso atacar as zebras.

A volta começa com aceleração forte na reta curta de chegada, alcançando 305 km/h em sétima marcha antes de frear forte para a curva 1, feita para a direita a 128 km/h, em segunda marcha. É um excelente ponto de ultrapassagem durante a corrida, mas na largada é comum ver acidentes por ali.

Depois, você acelera até 289 km/h em sétima marcha, antes da subida para a curva Remus, a mais lenta do circuito, em primeira marcha a 64 km/h. É uma parte da pista que exige muito dos freios. Na saída, aceleração forte até 305 km/h na reta oposta, antes da freada para a curva 3, para a direita a 88 km/h em segunda marcha. Por ser feita em descida, a manobra de freada é desafiadora.

Logo na seqüência, temos três curvas de alta velocidade, onde você fica sempre acima de 160 km/h, em um lugar de ótima visibilidade para os espectadores. Saindo da curva 6, aceleração máxima antes das duas últimas curvas para a direita, feitas em terceira marcha a 177 km/h. Depois, pé embaixo para cruzar a linha de chegada”.

Por: Leonardo Bertozzi (www.f1noticias.com.br)