O sueco Ove Andersson, chefe da escuderia oriental Toyota na Fórmula 1, resolveu frear um pouco o otimismo de seus pilotos para o próximo Mundial. Sobretudo, a animação do francês Olivier Panis que chegou a afirmar que o time japonês deverá conquistar sua primeira vitória em 2004.
“Todos nós devemos ter ambições. E uma vitória no ano que vem pode acontecer. Todos estamos trabalhando para isso. Mas é algo muito difícil”, comentou Andersson para a revista especializada F1 Racing. O sueco rejeita a meta de vitória no próximo campeonato como um objetivo planejado.
Neste ano, a Toyota terminou o campeonato em oitavo lugar com 16 pontos ganhos. Cristiano da Matta, brasileiro estreante na equipe, marcou dez pontos e Olivier Panis registrou seis durante a temporada. Entre os desempenhos de destaque da equipe em 2003 estão: a liderança, por 17 voltas, do GP da Inglaterra e uma dobradinha na segunda fila do grid de largada no GP do Japão.
Para o ano que vem, a equipe japonesa deverá estar mais competitiva. A Toyota contratou, a peso de ouro, o consagrado engenheiro Mike Gascoyne que foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Renault nesta temporada.
Em outro campo, o policial, a Toyota está vivendo dias tensos vendo seu nome envolvido com acusações de espionagem na Fórmula 1. Segundo está sendo apurado por investigações, um ex-funcionário da Ferrari – hoje trabalhando na equipe oriental – teria levado segredos da equipe de Maranello e os vendido a um custo elevadíssimo.
Amigos da Velocidade